EPTC flagra mais um caso de transporte irregular de estudantes

23/11/2022 17:57
EPTC/SMMU
EPTC
Veículo foi flagrado com lotação excedente, e condutor estava sem habilitação

A Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC), flagrou nesta quarta-feira, 23, um ve√≠culo que fazia transporte irregular de cinco estudantes para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Ant√īnio Gi√ļdice, no bairro Humait√°. A condutora, que n√£o estava habilitada, conduzia um ve√≠culo Corsa, ano 97, com placa de Porto Alegre. O ve√≠culo foi recolhido ao dep√≥sito e autuado em tr√™s infra√ß√Ķes: lota√ß√£o excedente, transporte de escolares sem autoriza√ß√£o e conduzir sem habilita√ß√£o.

O coordenador de Fiscaliza√ß√£o de Transporte da EPTC, Adailton Maia, destaca que o transporte de crian√ßas e jovens prev√™ uma s√©rie de regras de seguran√ßa. ‚ÄúRessaltamos a import√Ęncia de buscar informa√ß√Ķes sobre a presta√ß√£o deste servi√ßo, uma vez que devem estar em dia com as normas estabelecidas por lei‚ÄĚ, finalizou.

A EPTC alerta para o risco de contratar transporte clandestino para o deslocamento dos alunos. S√£o realizadas, em m√©dia, duas vistorias por ano nos ve√≠culos cadastrados ‚Äď de acordo com o ano. Al√©m de itens de documenta√ß√£o e registro, s√£o verificados itens indispens√°veis √† seguran√ßa, como pneus, freios e sinaliza√ß√£o. Tamb√©m √© dada aten√ß√£o especial √† configura√ß√£o, higiene e conforto no interior do ve√≠culo.

Vistoria - Quem for autorizado tem um selo de vistoria afixado junto ao para-brisa, que indica a situa√ß√£o do ve√≠culo: vermelho significa reprova√ß√£o (ve√≠culo n√£o pode operar); amarelo significa aprova√ß√£o provis√≥ria (pode operar at√© a data informada no selo) e azul significa aprova√ß√£o (ve√≠culo apto a operar at√© a pr√≥xima vistoria), ou seja, est√° em condi√ß√Ķes de transportar os alunos.

Os transportadores regulamentados nas institui√ß√Ķes de ensino e os prefixos que est√£o em dia com as determina√ß√Ķes podem ser consultados no site da EPTC (consulta por escola e consulta por prefixo).¬†Para reclama√ß√Ķes ou den√ļncias, fone 118 ou pelo e-mail fiscalizacaoescolar@eptc.prefpoa.com.br.

Rafael Cabeleira

Gilmar Martins