EPTC e Guarda realizam oitava escolta para transplante de órgão em 2019

25/06/2019 16:53
Cláudio Furtado/EPTC PMPA
EPTC
Motociclista auxiliou taxista a levar coração até o Instituto de Cardiologia

Os agentes motociclistas do Comando de Operações Especiais (COE) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Guarda Municipal realizaram, no início da tarde, mais uma escolta de traslado de um órgão para um transplante na Capital, com cirurgia marcada ainda para esta terça-feira, 25. No caso, foi o transporte de um coração, vindo de avião da cidade de Chapecó (SC), levado em 15 minutos dentro de um táxi, do Aeroporto Salgado Filho até o Instituto de Cardiologia, que fica na avenida Princesa Isabel, bairro Santana.

Neste ano, a EPTC já realizou escoltas de oito órgãos para transplantes em Porto Alegre. “É uma alegria muito grande para todos nós, da EPTC, em ajudar a salvar a vida das pessoas. Tecnicamente, são 30 minutos o tempo máximo de deslocamento para realizar o deslocamento até o hospital. Fizemos rápido, em 15 minutos, mas com toda a segurança. Parabéns aos familiares dos doadores por este ato de desprendimento, de poder ajudar uma outra pessoa a ter uma nova oportunidade de vida”, afirma Leandro Barbosa, coordenador do COE.

O recipiente onde estava o coração foi conduzido no táxi Prefixo 3374, do motorista Valdir da Silva. Taxista há 38 anos, ele foi informado pela Rádio Cidade sobre a corrida. E ficou emocionado com a missão: “Em todo este meu tempo de profissão já conduzi muita gente ferida para o HPS, e também para outros hospitais. Pela primeira vez levei um coração para um transplante. Foi emocionante. Parabéns ao pessoal da EPTC pela escolta, aos familiares doadores do órgão, e muita saúde para o paciente, que agora recebe uma nova chance de vida. Foi um verdadeiro trabalho de equipe”, afirma.

  

 

Claudio Furtado

Gilmar Martins