EPTC divulga programação das ações da Escola Pública de Mobilidade

17/10/2021 06:56

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizará uma série de ações educativas durante a semana. O objetivo da Escola Pública de Mobilidade é reduzir, pela conscientização da população, os riscos e os índices de acidentes de trânsito na Capital. Desde a sua criação, a EPTC desenvolve um projeto constante de educação para o trânsito com atividades para os mais variados públicos. Quem tiver interesse em participar deve enviar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br. 

Segunda-feira 18/10

Palestra no Centro de Formação de Condutores - CFC Humaitá: Ação visa transmitir noções de comportamento seguro no trânsito e de respeito às diferenças, falar de dados estatísticos envolvendo os sinistros de trânsito na cidade, bem como realizar atividades pontuais com o público de renovação e primeira habilitação. Faz parte do Projeto CFC amigo da EPTC.

Uso do etilômetro passivo e prática com óculos simuladores de substâncias psicoativas na semana interna de prevenção de acidentas da EPTC:  Participantes vivenciam experiência simulada ter sentidos alterados em função do alto nível de etanol em seu organismo com a utilização de óculos DrunkBuster. Ação faz parte da agenda de palestras da Sipat da EPTC.

Terça-feira 19/10

Ação Alcoolemia no Trânsito - Óculos simuladores de alta graduação alcoólica – no consórcio Mob - Mobilidade em Transportes: Objetiva a vivência dos participantes quanto aos seus sentidos alterados em função da simulação do alto nível de etanol em seu organismo, com  utilização de óculos DrunkBuster. Essa ação faz parte do Projeto Empresa amiga da EPTC.

Atividade Intergeracional - Promovendo empatia e cuidado no trânsito no bairro Restinga: É uma das ferramentas utilizadas pela Coordenação de Educação para Mobilidade para sensibilizar os jovens sobre o tema prevenção e segurança no trânsito, focado no cuidado com as pessoas idosas, que atualmente são as principais vítimas de atropelamento em Porto Alegre. Nesse sentido, busca-se oportunidades para inserir esse tema em diversos espaços de educação, sejam eles formais ou informais de ensino. Pretende-se reunir os adolescentes e jovens para uma atividade prática de sensibilização, em que farão uso de coletes com peso, óculos que dificultam a visão e caneleiras para simular os efeitos do envelhecimento. Essa ação faz parte do Projeto Pedestre Idoso.

Azulito na Escola Adaptar: No evento, será utilizada a dinâmica da criança segura, buscando interagir de forma lúdica. É possível levantar inúmeras situações e contribuições referentes à educação no trânsito, oportunizando a percepção das crianças em relação aos comportamentos seguros e aos problemas de mobilidade através das brincadeiras (perguntas e respostas/ciranda) e roda de conversa e participação da mascote Azulito. Essa ação faz parte dos projetos Educação Social e Mobilidade e Escola Amiga da EPTC.

Quarta-feira - 20/10

Movimente-se, evento alusivo ao Mês do Idoso: Será realizada uma palestra sobre os benefícios da atividade física para o idoso com os profissionais de Educação Física e após uma aula de ginástica na prefeitura. Essa ação faz parte do Projeto Pedestre Idoso.

Quinta-feira - 21/10

US Cruzeiro do Sul:  Dinâmica estimula a percepção das crianças em relação aos comportamentos seguros e aos problemas de mobilidade.

Ação Alcoolemia no Trânsito - Óculos Simuladores de Alta Graduação Alcoólica – no consórcio Mob - Mobilidade em Transportes: Objetiva a vivência dos participantes quanto aos seus sentidos alterados por simulação através de óculos especiais.

Sexta-feira - 22/10

Palestra - Pandemia e seus impactos para o trânsito: A palestra busca levar ao ouvinte a refletir sobre a atual situação de pandemia, explorando o conceito de percepção da realidade. Ação faz parte da agenda de palestras da Sipat da EPTC.

Sábado - 23/10

Dinâmica Segura com as crianças no Terraville: Interações de forma lúdica com as crianças. 

Domingo - 24/10

Evento com idosos no Lions no Círculo Militar: Palestra para pessoas idosas, no grupo do Lions no Círculo Militar, sobre a importância do autocuidado para evitar sinistros de trânsito. Será feita distribuição de material educativo alusivo ao projeto. Essa ação faz parte do Projeto Pedestre Idoso.

Gabriela Duarte

Gilmar Martins