EPTC divulga orientações sobre o trânsito na Orla neste fim de semana

13/04/2024 09:00
Anselmo Cunha / PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Agentes vão atuar para minimizar os impactos na mobilidade em razão de eventos simultâneos

Em razão da realização de diversos eventos simultâneos na Orla do Guaíba, neste sábado, 13, e no domingo, 14, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga orientações para minimizar os impactos que vão ocorrer no trânsito. Os motoristas, que puderem, devem evitar a circulação em direção à região da Orla 3, do Estádio Beira-Rio e do Parque Marinha do Brasil durante todo o final de semana.

O diretor de Operações da EPTC, Carlos Pires, destaca as recomendações. “Teremos a presença de grande público nestes eventos, por isso é importante antecipar os deslocamentos. A avenida Tronco, já duplicada e recém entregue pela prefeitura, é uma boa alternativa para quem quiser ir ou sair da Zona Sul sem passar pela região da orla, ou até para a saída dos eventos, com acesso a diversas regiões da cidade”, destaca Pires.

O principal acontecimento é o Circuito Brasileiro de Skate STU National 2024, que ocorre de sexta à domingo, nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Skate Park, junto ao Trecho 3 da Orla do Guaíba. No sábado acontece o festival URB Music Tour, que  acompanha todas as etapas do circuito, também no Trecho 3 da Orla, com diversas atrações, além do jogo do Internacional, pelo Brasileirão Série A, na mesma área.

Para garantir a segurança viária no deslocamento do grande público previsto, a avenida Edvaldo Pereira Paiva estará bloqueada a partir das 20h desta sexta-feira, 12, até a noite de domingo, 14, em ambos os sentidos desde o viaduto Abdias do Nascimento até a Rótula das Cuias. O trecho entre a Rótula do Gasômetro e a Rótula das Cuias terá o bloqueio padrão para área de lazer, das 7h às 20h.

Os motoristas que trafegam a partir do Gasômetro em direção ao STU National ou à Zona Sul devem seguir pela avenida Loureiro da Silva até acessar a rua Antônio Klinger Filho e a avenida Borges de Medeiros. Para quem segue da avenida Ipiranga em direção à Orla, o acesso será pela avenida Borges de Medeiros. Já para os condutores oriundos da Região Sul, o acesso será pelas avenidas Pinheiro Borda e Padre Cacique. 

Para melhor atender o público do skate e do festival de música, será implantado um contrafluxo no pontilhão do sentido bairro-Centro da avenida Edvaldo Pereira Paiva para o retorno e com locais de desembarque de táxis e carros de aplicativo na esquina da avenida Ipiranga, em direção ao bairro.

Futebol - O jogo entre Internacional e Bahia, às 18h30 no estádio Beira-Rio, também tem previsão de grande público. Por isso é importante que os torcedores antecipem seus deslocamentos. O acesso ao jogo no sentido Centro-bairro será pelas avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique, devido ao bloqueio em ambos os sentidos da avenida Edvaldo Pereira Paiva. Outra opção será pela avenida Érico Veríssimo até a rótula da avenida Tronco, para seguir em direção ao Cristal e acessar o estádio pelo lado sul.

A partir das 15h30, o trecho bairro-Centro da av. Edvaldo Pereira Paiva, fechada desde às 20h da sexta-feira em razão dos eventos no Trecho 3 da Orla do Guaíba, será reaberto a partir do viaduto Abdias do Nascimento até a rua Nestor Ludwig, somente para os torcedores poderem acessar o estacionamento do Beira-Rio. Os motoristas a caminho do evento de skate ou do Centro deverão seguir pela av. Padre Cacique ou evitar a região. Os agentes de trânsito da EPTC estarão no acesso ao viaduto para orientar a população.

Ao fim do jogo, para o esvaziamento do estádio, a Edvaldo Pereira Paiva terá fluxo único no sentido Centro-bairro a partir do Beira-Rio, por cerca de uma hora, em direção à duplicação da avenida Tronco, de onde será possível se deslocar para todas as regiões. Na sequência, a avenida voltará a ser totalmente bloqueada até o final de domingo.

Corridas de Rua - Na manhã de domingo, ocorre a edição de Porto Alegre da tradicional corrida de rua Live! Run XP, que vai começar às 7h da manhã em frente ao Barra Shopping e também vai impactar a região, principalmente a avenida Padre Cacique, parte da área de lazer da Edvaldo Pereira Paiva e algumas ruas do bairro Vila Assunção, como as avenidas Guaíba, Pereira Passos e o trecho da Wenceslau Escobar até a rótula do Cristal com a avenida Diário de Noticias. Às 8h30 será a vez da largada da corrida Chima Run, próximo ao Gasômetro, em direção à Zona Sul, até o final da Edvaldo, próximo da Fundação Iberê Camargo  e do Parque Pontal.

Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação nas travessias de pedestres e nos acessos da Orla do Guaíba, orientar a população e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo perfil da EPTC @EPTC_POA na rede social X (o antigo Twitter).

Saiba mais:

EPTC divulga esquema de trânsito e transporte para Internacional x Bahia

EPTC vai monitorar a Orla do Guaíba para o circuito brasileiro de skate

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes