EPTC divulga balanço de sinistros de trânsito com duas mortes no fim de semana

09/02/2026 17:18
Divulgação EPTC/PMPA
EPTC
Excesso de velocidade e consumo de bebida alcóolica estão entre as principais causas de morte no trânsito

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou, nesta segunda-feira, 9, o balanço da sinistralidade no trânsito de Porto Alegre durante o fim de semana, com duas vidas perdidas. Entre as 18h de sexta-feira, 6, e as 6h desta segunda-feira, 9 de fevereiro, foram registradas 85 ocorrências, média de 1,4 ocorrência por hora ao longo das 60 horas analisadas.

O sábado, 7, foi o dia de maior gravidade nas vias públicas. No início da manhã, um jovem motociclista, de 25 anos, sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), perdeu a vida na avenida Divisa, no bairro Cristal. À noite, um homem de 57 anos morreu após atropelamento por automóvel na avenida Bento Gonçalves, no bairro Agronomia.

Do total de registros, 54 sinistros envolveram apenas danos materiais, enquanto 27 resultaram em vítimas, além de quatro atropelamentos contabilizados no período.

A EPTC reforça que a probabilidade de morte aumenta significativamente quando a velocidade do veículo supera 50 km/h, evidenciando a importância do respeito aos limites de velocidade e da prioridade aos pedestres.

As ocorrências são registradas pelos agentes da EPTC no sistema Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o que permite respostas mais ágeis e coordenadas entre equipes de campo e centrais de comando.

O monitoramento e a análise dos sinistros orientam ações de fiscalização, engenharia e educação para a mobilidade, com foco na redução de acidentes e na preservação da vida.

Condutas de risco - Nos casos com morte analisados pelo Programa Vida no Trânsito em 2025, os principais fatores identificados incluem:

• Avanço de sinal vermelho ou parada obrigatória

• Velocidade excessiva ou inadequada

• Condução sem habilitação regular

• Alcoolemia

• Conversões ou circulação em locais proibidos

Vida no Trânsito - Porto Alegre integra o Programa Vida no Trânsito desde 2012, realizando análise detalhada de todos os acidentes fatais para identificar causas e comportamentos de risco. As informações embasam ações educativas, de planejamento e fiscalização voltadas à prevenção e à redução de mortes no trânsito.

 

Guilherme Fávero (estagiário) / Supervisão: Gustavo Roth

Gilmar Martins