EPTC auxilia na formação de alunos do curso de agentes de trânsito do Detran-RS

07/12/2022 08:58
EPTC/Divulgação PMPA
MOBILIDADE URBANA
EPTC tem papel essencial no processo de formação de novos agentes

Nas próximas duas semanas, a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) irá auxiliar nas aulas práticas realizadas pelo Detran-RS na formação de alunos do seu Curso de Agentes de Trânsito. A atividade é voltada para agentes de diversos municípios do Rio Grande do Sul, concursados conforme dispõe a legislação, dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Os participantes realizam capacitação com carga horária de 200 horas, com atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo ou patrulhamento, que visa formar profissionais qualificados para a ação educativa durante a fiscalização, atendendo à legislação e normativas vigentes.

A EPTC exerce papel fundamental no curso, uma vez que é responsável por questões práticas imprescindíveis ao trabalho do agente de trânsito, tais como: a logística de atuação do agente e o fluxograma das ações pertinentes à profissão, desde o acompanhamento de ocorrências e toda a operação que é realizada no atendimento das mesmas. O acompanhamento de blitz Balada Segura e a simulação de como proceder em situações de semáforos com falha na operação também são praticadas com acompanhamento dos agentes de trânsito da EPTC. 

O diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé, destaca que o curso é uma exigência legal, no qual os municípios ainda estão se adequando à realidade no que diz respeito a fiscalização. “É muito importante esta integração entre Estado, capital e municípios do interior para um melhor conhecimento das atividades e ações referentes ao trabalho do agente de trânsito” afirma Faé.

Rafael Cabeleira e Gustavo Roth

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes