Covid-19: Inspeção Veicular atua para garantir segurança dos passageiros

29/04/2020 17:41
Fernanda Schwengber Leal/ Carris PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Entre os itens verificados está a obrigatoriedade de máscara para a tripulação e usuários

Devido à necessidade de adaptação de rotinas de trabalho para as equipes da Prefeitura de Porto Alegre em meio à pandemia, a inspeção veicular da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sofreu ajustes em suas tarefas. Agora há mais equipes nas ruas para garantir a segurança aos usuários dos ônibus. 

A Coordenação de Inspeção Veicular (CIV) é dividida em duas equipes. A primeira é responsável por vistoriar a mecânica, higiene e segurança de táxis, lotações e escolares no pátio da sede da EPTC. Já a segunda realiza a vistoria dos ônibus nas garagens das empresas, para verificar se os carros estão aptos para circular pela cidade. Como o serviço na sede na empresa foi alterado por conta da Covid-19, hoje os vistoriadores realizam esse trabalho nas ruas, para garantir uma maior segurança das pessoas que utilizam o transporte público. 
 
Nesse período atípico, além das equipes de fiscalização, que realiza rondas constantes e diárias nas ruas, a equipe de inspeção veicular está presente nos terminais de ônibus e lotações, principalmente os da área central, para assegurar que as empresas cumpram os decretos da prefeitura com as medidas de combate à doença. Os vistoriadores verificam se os carros estão com as janelas abertas, a obrigatoriedade de máscara para a tripulação e usuários, a disponibilização de álcool gel para os passageiros, além das demandas de cumprimento de horário e itinerário. 
 
Fábio Rodrigo Baum Bernardo, coordenador da CIV, conta que a novidade é esse contato com o público. “Todo o transporte público tem um selo de vistoria, mas o vistoriador sempre trabalha internamente. Os que antes eram invisíveis agora são vistos apontando as devidas correções nos veículos para uma maior segurança da população, então essa é uma oportunidade para as pessoas verem o nosso trabalho e a importância dele. Esse contato com os usuários é novo, o cenário é diferente da inspeção, mas as orientações vêm sendo bem recebida pela população”. Denúncias sobre descumprimento das medidas para conter o coronavírus ou conservação dos veículos podem ser registradas pelo 118. O relatório do Atendimento ao Cidadão são enviados para as equipes de fiscalização e podem nortear locais para rondas das equipes.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Ana Parise (estagiária) / Supervisão: Gabriela Duarte

Gilmar Martins