Confira os destaques da Escola Pública de Mobilidade desta semana
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a programação semanal da Escola Pública de Mobilidade, com destaque para ações educativas voltadas ao respeito ao sinal vermelho, à prevenção de riscos e à promoção de comportamentos mais seguros no trânsito da Capital. As atividades buscam incentivar atitudes responsáveis e o cumprimento das normas de circulação previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Entre os destaques da programação está o programa Escola Amiga da EPTC, que desenvolve atividades de educação para o trânsito com estudantes das redes municipal, estadual e privada de ensino, estimulando deslocamentos mais seguros, conscientes e sustentáveis. Também estão previstas ações do programa Ciclista Seguro, direcionadas a ciclistas e usuários de patinetes, em diferentes pontos da cidade. As atividades abordam regras de circulação, respeito aos pedestres e boas práticas para o uso seguro dos modais individuais.
A agenda inclui ainda iniciativas do programa Empresa Amiga da EPTC, que promove a conscientização de empresas e colaboradores sobre segurança viária e responsabilidade no trânsito. Já o programa Pedestre Idoso busca ampliar a compreensão sobre as limitações de mobilidade da população idosa, incentivando comportamentos que contribuam para a prevenção de atropelamentos e para a convivência segura entre todos os usuários das vias.
Cursos – A Escola Pública de Mobilidade também disponibiliza cursos gratuitos na modalidade de ensino a distância (EaD), voltados a diferentes públicos. Desde 2017, mais de 6 mil alunos já foram capacitados pela iniciativa. As ações integram o Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS) de Porto Alegre e seguem as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Em caso de chuva, a programação poderá ser alterada.
Programação da semana:
Segunda-feira, 1º
9h - Programa Empresa Amiga da EPTC: palestra Leis da FÃsica Aplicadas ao Trânsito Vitlog, bairro Porto Seco.
14h - Programa Empresa Amiga da EPTC:Â palestra on-lie Transitar Seguro Rainbow Agro.
14h - Programa Um dia de Agente.
14h30 - Programa CFC Amigo da EPTC: palestra para alunos do CFC Atlântica Centro, bairro Centro Histórico.
Terça-feira, 2
9h - Programa Empresa Amiga da EPTC: palestra Leis da FÃsica Aplicadas ao Trânsito no IBGE, bairro Praia de Belas.
10h30 - Programa Empresa Amiga da EPTC: palestra Peritos no Trânsito no IBGE, bairro Praia de Belas.
14h - Programa Pedestre Idoso, palestra para grupo de Idosos no CRAS Leste 1, bairro Bom Jesus.
14h - Programa Escola Amiga da EPTC: reunião na EEI Mãe Dalva, bairro Cristal.
Quarta-feira, 3
9h às 10h30 - Ação Educativa nos cruzamentos sobre respeito ao Sinal Vermelho: avenida Manoel Elias X avenida Baltazar de Oliveira Garcia.
13h30 - Blitz Educativa, bairro Praia de Belas.
16h às 17h - Ação Educativa nos cruzamentos sobre respeito ao Sinal Vermelho: avenida Ipiranga X avenida Azenha.
Quinta-feira, 4
8h - Programa Ciclista Seguro: Pedalar é Tri: Dia Mundial da Bicicleta, Parque MaurÃcio Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia).
Sexta-feira, 5
9h30 - Programa Motociclista Seguro: ação com motociclistas - bolsão rua Gen. Câmara, bairro Centro Histórico.
14h - Programa Escola Amiga da EPTC: Sensibilização na Escola Larry Pinto de Farias, bairro Restinga.
15h - Ação Educativa nos cruzamentos sobre respeito ao Sinal Vermelho: avenida Bento Gonçalves x avenida João de Oliveira Remião.
Sábado, 6
8h30 - Ação Educativa nos cruzamentos sobre respeito ao Sinal Vermelho: avenida Manoel Elias X avenida Baltazar de Oliveira Garcia.
Â
Â
 Â
Â
Lissandra Mendonça