Confira as atividades desta semana da Escola Pública de Mobilidade 

26/06/2023 11:26
Pedro Piegas / PMPA
Mobilidade Urbana
Operação Blitz Bike será realizada nas avenidas Nilo Peçanha e Ipiranga

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a agenda de atividades para conscientizar sobre trânsito seguro. As ações são realizadas pela Escola Pública de Mobilidade, direcionadas para diversos públicos, como adolescentes, crianças, motoristas, empresas, rodoviários e educadores. 

Ao longo da semana, a equipe segue com atividades educativas voltadas para ciclistas sobre a importância da percepção dos riscos e do autocuidado no trânsito, assim como da utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Também será feita uma pesquisa entre os ciclistas com a finalidade de mapear as ciclovias que são usadas para trabalho, lazer ou apenas como atividade física.

Os agentes vão realizar ações com motociclistas a fim de informar e conscientizar os condutores desta categoria, que lideram no índice de acidentes e mortes. As ações têm o objetivo de incentivar para a redução da velocidade e cautela no trânsito. 

Além de iniciativas voltadas ao exercício da cidadania, cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino a distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e condutores particulares ou profissionais de diversos modais. Os interessados em participar devem mandar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br.

Plano de Segurança Viária - As atividades fazem parte do plano que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Ele segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030. 

Confira a programação da semana:

Segunda-feira, 26

9h – Dinâmica Na Pele do Ciclista – Empresa Sopal – Rua dos Maias 773, bairro Rubem Berta;

10h – Teatro Programa Escola Amiga – Escola São Vicente – Avenida Pres. Franklin Roosevelt, 910 - Navegantes;

15h - Operação Blitz Bike - Avenida Dr. Nilo Peçanha, 1600, ciclovia da universidade Unisinos;

Quarta-feira, 28

9h - Operação Duas Rodas para coibir excessos e reduzir a acidentalidade, bairro Santana;

9h30 - Ação educativa sobre o uso correto dos bolsões para motociclistas, na esquina da rua Dr. Sebastião leão X avenida João Pessoa, bairro Azenha;

Sexta-feira, 30

15h - Operação Blitz Bike - A. Ipiranga X avenida Erico Verissimo, junto à ciclovia;

Sábado, 1º

9h30 - Ação educativa com óculos simuladores de alcoolemia, atividade intergeracional com participação do mascote Azulito - Praça Nações Unidas, bairro Petrópolis.

Obs.: Em caso de chuva, as ações poderão ser transferidas.

Gustavo Roth

Andrea Brasil