Artigo : Ação para um trânsito mais humano e seguro em Porto Alegre

15/11/2025 14:41

No dia 16 de novembro, o mundo se une em reflexão e solidariedade. É o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar as milhões de vidas perdidas e prestar apoio às famílias e amigos das vítimas. Mais do que uma homenagem, esse é um chamado à ação. É um convite para repensarmos nossa relação com o trânsito e com a vida.

Em Porto Alegre, a reflexão ganha força com o lançamento de uma campanha de redução de sinistros de trânsito, uma iniciativa da prefeitura, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A proposta vai além da conscientização e busca resultados concretos. São duas ações centrais: a fiscalização dos processos de suspensão da carteira de habilitação por excesso de velocidade e a implantação de detectores de avanço de sinal em 15 dos principais cruzamentos.

Assumir a competência para agilizar a punição aos motoristas que ultrapassam em mais de 50% o limite de velocidade é um passo firme contra a impunidade. Dirigir em alta velocidade é uma escolha que coloca vidas em risco. O rigor das suspensões previstas em lei é um instrumento legítimo de proteção à coletividade. Desde quando a EPTC assumiu, em julho, a instauração desses processos, mais de 680 infratores já foram impactados.

Da mesma forma, os detectores de avanço de sinal são aliados da vida. Esses equipamentos reduzem colisões e atropelamentos em cruzamentos. A tecnologia, quando bem aplicada, salva vidas. E o trânsito seguro é também fruto de inovação e gestão inteligente.

As estatísticas mostram que estamos no caminho certo. A cidade ocupa hoje o segundo lugar entre as capitais com menor letalidade per capita no trânsito por 100 mil habitantes e tem como meta alcançar o primeiro posto. Não é apenas um número, mas a tradução de políticas públicas consistentes e de um trabalho integrado.

Mas nenhuma campanha será plenamente eficaz sem a adesão da sociedade. A responsabilidade no trânsito é, antes de tudo, um ato de empatia. Cada motorista, motociclista, ciclista ou pedestre pode ser agente da transformação. São pequenos gestos que, somados, salvam vidas.

Vamos nos unir em um compromisso real de fazer de Porto Alegre a capital com o trânsito mais seguro do país. E reforçar mensagem que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de agir com mais prudência e responsabilidade no trânsito: Desacelere. Seu bem maior é a vida.

Pedro Bisch Neto
Diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação
 (EPTC)

Artigo publicado na edição de 15 de novembro de 2025 do jornal Correio do Povo

 

 

  

 

Andrea Brasil