Ação integrada prende em flagrante dois homens após assalto a ônibus

29/02/2024 19:30
Gustavo Roth / EPTC / PMPA
Transporte e Circulação
Prisões ocorreram menos de 30 minutos após a ocorrência

Na tarde desta quinta-feira, 29, dois homens foram detidos após assaltarem passageiros de uma linha de ônibus na Zona Leste. A ação integrada, do Fórum Transporte Seguro, ocorreu após denúncia pelo telefone 190 e resultou na apreensão dos indivíduos em menos de 30 minutos. Eles foram reconhecidos pelas vítimas e encaminhados para o sistema prisional.

O registro ocorreu em um veículo da linha 394.6 – Quinta do Portal/Mapa/Salgado Filho, na avenida Bento Gonçalves. “Estamos preparados para agir pela segurança no transporte público, por isso é importante a agilidade da denúncia com o detalhamento das ocorrências. Nosso objetivo é zerar o número de assaltos registrados no transporte coletivo”, afirma Adailton Maia, gerente de Fiscalização de Transportes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e coordenador do Fórum Transporte Seguro. Desde 2016, as ocorrências de assalto a ônibus caíram 94% em Porto Alegre.

Fórum - Além da EPTC, integram o Fórum Transporte Seguro Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, empresas de ônibus e entidades ligadas ao transporte coletivo. Desde 2016, o grupo realiza reuniões mensalmente, visando a ações integradas para diminuir os números de registros. Em razão dos resultados obtidos, o transporte público de Porto Alegre é utilizado como modelo em segurança por outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde os índices de assaltos permanecem em alta. Uma reunião extraordinária do fórum ocorreu na tarde desta quinta-feira, na sede da EPTC, para debater o sucesso da operação que deteve os dois assaltantes.

Registros das ocorrências - O sucesso das ações do fórum também depende do registro de atitudes suspeitas e das ocorrências via telefone 190 da Brigada Militar, com o número da linha, prefixo do ônibus, data e horário, para que os órgãos competentes possam, juntos, coibir estas situações que colocam em risco o uso do transporte público. O boletim de ocorrência (B.O.) deve ser realizado preferencialmente na Delegacia de Polícia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC), com plantão 24h (foto 3288-8528), a primeira do país com essa especialidade, ou através da página da Delegacia de Polícia Online.

 

Gustavo Roth

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes