Abertas as inscrições para a 7ª edição do Pedal da Paz

26/03/2026 17:21
Gustavo Roth / EPTC
Abertas as inscrições para a 7ª edição do Pedal da Paz
Passeio, com trajeto de 12 km, é aberto a toda a população

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Pedal da Paz, que ocorre no dia 25 de abril, na Praça Júlio Mesquita, junto ao Gasômetro. O tradicional passeio ciclístico, promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), é alusivo ao Dia Internacional do Ciclista (15 de abril) e ao Dia Nacional da Paz no Trânsito (21 de abril). A concentração está marcada para as 8h, com largada às 10h.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio de link na plataforma Sympla e contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição filantrópica cadastrada na Prefeitura de Porto Alegre.

 O passeio, com trajeto de 12 km, é aberto a toda a população. Estão convidados a participar todos os grupos de ciclistas, nos mais diferentes perfis. Entre os participantes que já confirmaram presença estão a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), o grupo Cataventus e os Escoteiros do Brasil, que, na ocasião, se unem ao Pedal da Paz com o Pedal Escoteiro, em homenagem ao Dia do Escoteiro, celebrado em 23 de abril. Também participa o grupo PedAlegre, voltado à promoção do uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e integração social. Os inscritos concorrerão a premiações, entre elas uma bicicleta nova, doada pela Panther Bikes. Os primeiros 300 inscritos receberão brindes.

O evento conta com o apoio do Grupo de Apoio Integrado Avançado da Saúde (Gaia), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além das Farmácias São João, King Bikes, Panther Bikes, Tropa Cia. de Dança & Fitness, Pontal Shopping, H Mídia Exterior, SigaPay - Zona Azul Brasil, Sinergy, Zigon, Cataventus, Mídia Totem Carregadores e Tecnisan.

Itinerário – O passeio tem início na Praça Júlio Mesquita e segue pela Avenida Presidente João Goulart, em frente à Usina do Gasômetro (sentido Centro-bairro). Na sequência, percorre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique até o Pontal Shopping, onde haverá um ponto de hidratação. Após, o trajeto retorna pelo mesmo percurso até o encerramento na Praça Júlio Mesquita, com sorteio de brindes.

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins