Semana Lixo Zero: DMLU dá palestra sobre gestão de resíduos

27/10/2021 17:05
Jacquelline Jorge / DMLU PMPA
LIMPEZA URBANA
Atividade foi direcionada aos alunos do Centro Profissionalizante da Fundação Pão dos Pobres

A Semana Lixo Zero do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) teve continuidade com palestra sobre Gestão de Resíduos e Dinâmica dos Baldes aos alunos do Centro Profissionalizante da Fundação Pão dos Pobres Santo Antônio, no bairro Cidade Baixa. A atividade ocorreu na terça, 26, e nesta quarta-feira,  27. A Semana Lixo Zero foi incluída no calendário de eventos de Porto Alegre através da  Lei 12.849, de 20 de julho deste ano.

A palestra visou à sensibilização dos jovens com foco na segregação dos resíduos e a importância desta ação para a preservação do meio ambiente. Na dinâmica dos baldes, foram distribuídos cards com figuras dos resíduos gerados diariamente pelas pessoas, e os participantes tiveram que colocar os resíduos no recipiente adequado. Posteriormente, foi verificado o correto descarte dos resíduos no recipiente e esclarecidas as dúvidas dos participantes. Participaram 43 alunos.

“O serviço dos garis seria o trabalho mais importante pois eles recolhem, reciclam e reutilizam. Durante esses dias de paralisação da coleta domiciliar, a população deu maior valor aos garis, mas eles merecem esse reconhecimento todo dia”, destaca a estudante do curso de Asseio e Conservação da Escola, Raquel Bottezini.

“A questão ambiental não envolve classes sociais, pois todos produzimos lixo. Antes da educação ambiental, é preciso haver a sensibilização sobre o tema”, enfatiza o educador ambiental da Equipe de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Luis Eduardo Nunes.    

“Foi muito valioso o que a gente aprendeu e vou colocar em prática cada vez mais,. Agradeço ao DMLU pela visita ao nosso centro, aqui do Pão dos Pobres. Foi maravilhoso e com certeza marcou cada um de nós, alunos”, relata a aluna do curso de Asseio e Preservação, Kerollen Batista.

Reciclagem - A programação da Semana Lixo Zero busca promover o debate e a sensibilização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, a prefeitura, a iniciativa privada, as escolas das redes pública municipal e privada, as universidades e a população em geral. Também pretende propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de promover ações educativas como palestras, fóruns, seminários e incentivar o consumo consciente.

Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero na Capital é a adoção e implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

"A separação de resíduos é um assunto que gera impacto em várias áreas: ambiental, econômica e social. Por isso, devemos sempre trabalhar para conscientizar sobre a separação e destinação corretas dos resíduos. O ciclo da reciclagem inicia-se em casa, com pequenas atitudes que podem mudar a vida dos moradores da cidade. As atividades educativas em escolas são importantes para fomentar esse assunto entre as crianças e os jovens", afirmou o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

“A sociedade precisa ser sensibilizada para o consumo consciente e a correta separação dos resíduos e se tornar agente ativo de uma cidade sustentável. O DMLU está fazendo sua parte na manutenção e limpeza da cidade, bem como na disseminação de conhecimentos sobre o descarte correto”, destaca o diretor-geral do Departamento, Paulo Marques. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

Cronograma de atividades

28/10 – Quinta-feira

Onde: Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luis Nadal

Endereço: rua Dr. Carlos Niederauer Hofmeister, 808, Restinga Nova

Horário: 9h

Atividade: palestra de sensibilização ambiental e vídeo Tá Limpo

A palestra visa à sensibilização dos monitores e professores da escola com foco na segregação dos resíduos e a importância desta ação para a preservação do meio ambiente.

O vídeo Tá Limpo é um desenho animado que fala sobre a coleta seletiva e a reciclagem. O menino Pipoca e seu amigo Bico, um urubu, abordam problemas sociais e ambientais dos bairros pobres e como o descarte incorreto prejudica a população da comunidade. O vídeo será apresentado para as crianças.

Público alvo: alunos, monitores e professores

29/10 – Sexta-feira

Onde: Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luis Nadal

Endereço: rua Dr. Carlos Niederauer Hofmeister, 808, Restinga Nova

Horário: 14h

Aividade: palestra de sensibilização ambiental e vídeo Tá Limpo

Jacqueline Jorge (estagiária) / Supervisão: Adriana Machado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes