Semana Cidade Limpa inicia desafio para extinguir focos de lixo em Porto Alegre
Nesta terça-feira, 20, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) começou a revitalização de áreas para reduzir os focos crônicos de lixo em Porto Alegre. A ação iniciou na avenida Moab Caldas, estendendo-se até a avenida Divisa, na região da Cruzeiro, com a realização de quatro plantios urbanos sustentáveis. A atividade, que integra a 20ª Semana Cidade Limpa, tem como meta extinguir 25 dos cerca de 180 pontos existentes até o final deste ano.
A iniciativa contou com uma equipe de cerca dez de garis, que removeu os resíduos acumulados das vias e revitalizou os espaços com a instalação de floreiras e plantios de ervas e chás, modificando os ambientes, antes degradados, em áreas mais verdes. O primeiro local transformado foi na avenida Moab Caldas, 231, bairro Santa Tereza. A colocação das mudas teve o apoio de uma turma de cerca de 20 crianças da instituição União, Solidariedade, Paz e Justiça Social (USPS), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Segundo Antônio Carlos Azeredo, coordenador da organização, o caráter pedagógico da atividade é essencial para a formação de cidadãos mais abertos à sustentabilidade. “A ONG USPS se encontra em um local muito próximo ao foco de lixo. É fundamental que as crianças tenham acesso às orientações corretas e a bons exemplos de práticas ambientais, para que multipliquem o aprendizado em suas vidas”, ressalta.
Ao longo da mesma avenida, nas proximidades dos números 251 e 303, foram feitas mais duas renovações nos endereços, em parceria com a comunidade do entorno. Os trabalhos seguiram até a avenida Divisa, 453, próximo à região Cristal, com a remoção do último foco crônico de lixo do dia e recuperação da área.
Para Márcio Jaques Feijós, gestor da subprefeitura Cruzeiro, além da limpeza, a ação reforça a importância do descarte correto de resíduos e da participação da comunidade na manutenção do município. “A ideia do plantio sustentável não é apenas remover e impedir focos de resíduos, mas também que a população usufrua dos espaços e se sensibilize a partir das atividades promovidas. Se cada um fizer sua parte e respeitar os dias e horários das coletas, é possível mudar essa realidade”, destaca.
Já para Carlos Eduardo Andrade, gestor da subprefeitura Cristal, também envolvida na tarefa, sensibilizar a população para manter a localidade limpa é uma necessidade urgente. É uma questão de saúde pública, pois temos um arroio que exige atenção especial. Agora, com o aumento de casos de dengue, todos devem ser ainda mais ativos no cuidado com os nossos espaços”, alerta o gestor.
A 20ª edição da Semana Cidade Limpa segue até o dia 22 de maio. Nesta quarta-feira, 21, um grupo de prefeitos de praça fará o trajeto "Caminhos dos Resíduos", uma visita guiada aos locais percorridos pelos materiais gerados pela população. O roteiro incluirá a Unidade de Triagem da Vila Pinto e a Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.
Na quinta-feira, 22, encerrando as atividades, acontece uma capacitação em gestão de resíduos sólidos dirigida a novos servidores do departamento. O encontro será ministrado pela equipe de gestão da Educação Ambiental do DMLU, com foco sobre a importância da separação de resíduos e sua destinação correta.
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb).
Semana Cidade Limpa - O evento foi instituído pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio e tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações, que buscam incentivar a educação socioambiental.
Cronograma de atividades:
Quarta-feira, 21:
Onde - Unidades do DMLU, incluindo UT Vila Pinto e Estação de Transbordo
Horário - 9h
Atividade - Visita guiada aos Caminhos dos Resíduos
Quinta-feira, 22:
Onde - Auditório do DMLU, localizado na avenida Azenha, 631
Horário - 14h
Atividade - Capacitação para servidores ingressantes no DMLU
Cristiano Vieira