Primeiro grupo de celetistas assina rescisão de trabalho do PDV

21/09/2023 13:05
Giovana da Veiga / DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
PDV do DMLU visa equilibrar perdas salariais na aposentadoria de servidores celetistas

Na manhã desta quinta-feira, 21, 19 servidores celetistas nos cargos de gari e operário de limpeza do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) assinaram a rescisão de trabalho do Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PDV).

Mais três grupos de servidores farão a assinatura oficial da rescisão de trabalho do PDV até o final de 2023, chegando a cerca de 30 pessoas. “Estou encerrando este ciclo de 39 anos de trabalho no DMLU na melhor hora. Me preparei mentalmente para este momento, pois sempre gostei de trabalhar no departamentoâ€, conta Carlos Roberto Cabreira, 39 anos de serviço, nos últimos atuando no Setor Leste.

“Vocês todos merecem muito mais que uma medalha ou diploma, nosso reconhecimento é total pelo serviço prestado à limpeza urbana da cidade. Nesse momento vejo que todo esforço para a aprovação deste projeto de PDV valeu a penaâ€, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

PDV - O PDV (Lei 13.522 de junho de 2023) temporário permite que os servidores celetistas na faixa etária entre 64 e 74 anos, muitos com restrições de tarefas que limitam suas atividades no departamento, tenham a possibilidade de finalizar suas atividades e usufruir de suas aposentadorias com uma complementação financeira, equilibrando a perda salarial.

Garis e operários de limpeza que não aderiram ao PDV ao se aposentar terão uma perda de cerca de 50% da remuneração atual. Esta queda se daria porque, na previdência, os servidores não teriam vantagens como insalubridade e hora-extra.

 

.

 

Adriana Machado

Lissandra Mendonça