Drive-thru recolhe 800 quilos de eletroeletrônicos no Centro Histórico

26/11/2022 16:41
Léo Contursi/DMLU/PMPA
Serviços Urbanos
Posto de coleta foi instalado na Praça Brigadeiro Sampaio

Micro-ondas, televisores, impressoras, rádios e máquinas de escrever elétricas são alguns dos tipos de resíduos eletrônicos que foram levados pelos porto-alegrenses até o drive-thru instalado pela Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE). Mais de 800 quilos foram deixados no posto instalado na Praça Brigadeiro Sampaio, Centro Histórico da Capital, durante o sábado, 26.

O objetivo da ação foi a de promover a destinação correta dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo e incentivar a logística reversa na região. A orientação para as pessoas que desejam descartar os resíduos é de que verifiquem quais equipamentos não estão mais funcionando ou estão obsoletos em casa, recolher todos eles, desde fones de ouvidos a geladeiras, e levar até ao local.

A equipe da ABREE destacou a importância da destinação ambientalmente correta dos materiais e tirou dúvidas dos moradores. O DMLU participou da atividade divulgando os sete Postos de Entrega de Resíduos Eletrônicos (Pere) espalhados pela cidade. Para saber qual o Pere mais próximo de sua casa, clique aqui. Para acessar a lista de quais resíduos eletrônicos e eletrodomésticos podem ser entregues nos Pere, clique aqui.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, afirma que este tipo de ação busca a conscientização das pessoas. “Queremos mostrar à população que cada resíduo precisa ter o destino certo. Só assim, numa parceria entre o poder público e contribuintes, é que teremos uma cidade mais sustentável, limpa e agradável de se viver”. Além do DMLU, a ação contou com o apoio da Secretaria de Parcerias da prefeitura. 

Para a gerente de relações institucionais da ABREE, Helen Brito, este tipo de ação traz pontos positivos, como dialogar com o consumidor, levando a conscientização do descarte correto destes eletroeletrônicos . "Além disso, é necessário garantir o manejo correto destes produtos, uma vez que colocados em local errado poluem a água e o solo”.

Descarte correto - No site da ABREE, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse abree.org.br/pontos-de-recebimento.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha. 

 

Léo Contursi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes