DMLU restaura 184 lixeiras no primeiro trimestre de trabalho

03/10/2023 09:00
Melissa Vasconcelos/DMLU/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Recuperação de lixeiras gera economia aos cofres públicos

Desde junho deste ano, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) já restaurou 184 cestos coletores laranja, tipo bolinha. A recuperação dessas lixeiras representa uma economia de R$ 126.010,56 para o município. O serviço de reaproveitamento prevê o reparo do bojo e aplicação de nova pintura com pistola nos equipamentos danificados pela ação do tempo ou por atos de vandalismo.

A destinação dos materiais recuperados possibilitou a instalação de 30 novos pontos de descarte e a substituição de 140 unidades. As instalações ocorreram em terminais e corredores de ônibus, vias de grande circulação como as avenidas Cristóvão Colombo, Farrapos, João Pessoa, Ipiranga e Baltazar de Oliveira Garcia, além de outros locais da cidade. Outras 150 unidades também estão em processo de recuperação, com previsão de retornarem às ruas até dezembro de 2023.

O Diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, ressalta que a iniciativa de reaproveitamento partiu dos próprios servidores do DMLU e que será incorporada a partir de agora pela atual gestão. “Ao analisarmos os resultados alcançados nesses três meses, entendemos que esse projeto-piloto, além de se alinhar com os princípios de sustentabilidade trabalhados pelo Departamento, gera uma economia significativa aos cofres públicosâ€, reforça.

Cestos coletores – Deve ser utilizado para pequenos resíduos descartados por pessoas em circulação e não para resíduos gerados em casa. Para resíduos domiciliares e seletivos, há dias específicos para a coleta, realizada por meio de caminhões ou, no caso de áreas atendidas por contêineres, os resíduos podem ser descartados diariamente. As lixeiras de rua são limpas pelas equipes de garis, conforme o cronograma de varrição para as vias. Os equipamentos são feitos em aço galvanizado, com pintura poliéster e furos no fundo para drenagem, a fim de evitar o acúmulo de água no seu interior.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

 

 

 

Melissa Vasconcelos (estagiária)/Supervisão: Adriana Machado

Andrea Brasil