DMLU recolhe cerca de duas toneladas de resíduos no Carnaval do Porto Seco

05/03/2023 14:42

carnavalO Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) montou um esquema especial de limpeza após os desfiles das escolas de samba no Complexo Cultural do Porto Seco. Na ação encerrada neste domingo, 5, foram retiradas aproximadamente duas toneladas de resíduos. 

As equipes atuaram ostensivamente nas dependências do complexo durante todo o evento, na sexta-feira e sábado, 3 e 4. Na parte interna do espaço, nos locais usados pelo público e para os desfiles, 60 garis trabalharam das 17h às 7h nas duas noites de folia. Foi feita a lavagem da pista para a passagem das escolas e, mesmo com chuva, foi realizada a varrição da passarela ao final de cada apresentação na avenida. 

Os cuidados com a área externa começaram na primeira manhã após os desfiles, às 8h de sábado, 4, com um outro grupo de 15 funcionários. Ao término da festa, esse efetivo voltou ao Porto Seco e executou as atividades até o meio-dia deste domingo, 5. Os resíduos recolhidos pelo mutirão foram encaminhados ao aterro sanitário, localizado em Minas do Leão.

Uma força-tarefa já havia feito uma operação de limpeza prévia para os desfiles, iniciada na segunda quinzena de fevereiro, que recolheu mais de 150 toneladas de resíduos do entorno do Porto Seco. 

Para o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, o esforço e o comprometimento das equipes envolvidas no processo, tanto antes quanto depois do evento, foram fundamentais para a manutenção da limpeza no local. “Nossos garis estiveram em diversas frentes para que todos pudessem aproveitar este Carnaval. Semanas antes da folia, os nossos grupos já estavam preparando o complexo. E mesmo depois das festividades, nossa operação passou a manhã no local para atender ao cronograma planejadoâ€, esclarece.

 

 

Andiara Freitas

Andrea Brasil