DMLU promove educação ambiental em evento sobre o descarte correto em Belém Novo

20/11/2025 06:49
Brayan Martins / PMPA
LAZER
A ação ocorre a partir das 9h, da praça José Comunal até Praia do Veludo 

A equipe de educação ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) participa nesta quinta-feira, 20, de mutirão de limpeza na orla de Belém Novo, na zona Sul da Capital. O evento #LimpeoGuaíba2025 ocorre a partir das 9h, da praça José Comunal até Praia do Veludo. 

A iniciativa integra o projeto “Nadando pelos Cartões Postais”, projeto que une prática esportiva e consciência ambiental. Na programação, estão previstas diversas atividades, como maratona aquática não competitiva, caminhada e remada. Os voluntários percorrerão 3,4 quilômetros da orla, recolhendo resíduos. Um grupo formado por cerca de 15 garis do DMLU, auxiliados por um caminhão-caçamba, atuará em apoio à retirada dos materiais.

A diretora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Andréa Ramme, explica a necessidade de estimular ações promovidas pela própria população. "A presença da educação ambiental no apoio a este evento, organizado por grupos de voluntários, contribui com a mobilização das pessoas, o que amplia a consciência sobre o destino correto dos materiais. Quando a comunidade participa, aprende e se envolve, fortalecemos o engajamento mútuo e avançamos na construção de uma cidade mais limpa para todos nós”.

Às 10h, os agentes ambientais do Departamento irão promover uma dinâmica, com um jogo de tabuleiro que demonstra, de forma lúdica e interativa, o caminho que os resíduos percorrem na cidade. O DMLU  terá um estande com foco em educação ambiental, a fim de sensibilizar a população sobre o descarte correto de resíduos e a importância da preservação ambiental. Um garrafão com estrutura feita em metal, o chamado Papa Resíduo, também estará presente. No recipiente, a população pode depositar resíduos recicláveis.

“O DMLU segue dedicado à promoção de ações que fortaleçam a consciência ambiental e a valorização dos nossos espaços públicos. A nossa atuação em iniciativas como esta reforça a relevância de adotar práticas responsáveis, como a separação correta dos resíduos e o incentivo à reciclagem”, destaca Carlos Alberto Hundertmarker, diretor-geral do DMLU.

Nadando pelos cartões postais - Organizado pelo nadador Francismar Siviero, o movimento reúne atletas que nadam em águas abertas em diversos pontos turísticos, com o objetivo de transformar o esporte em uma ferramenta de educação ambiental e social. O evento #LimpeoGuaíba está entre as ações do projeto. 

Limpeza da Orla - Diariamente, cerca de 60 garis de três setores do DMLU, Centro, Sul e Extremo-Sul, fazem a limpeza de toda a extensão da orla do Guaíba. Em média, são retiradas cerca de cinco toneladas por dia de materiais descartados irregularmente nas praias.
                                
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

 

Eduarda Echebeste (estagiária) / Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Gilmar Martins