DMLU faz Tour dos Resíduos com alunos da Comunidade Evangélica

11/09/2018 10:14
Laura Maria / Divulgação PMPA
Limpeza Urbana
Ação busca trabalhar a educação ambiental em conjunto com a população
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), realizou nessa segunda-feira, 10, o Tour dos Resíduos para alunos de 14 a 17 anos da oficina do pão da Comunidade Evangélica de Porto Alegre. A atividade segue nesta terça-feira, 11, para alunos do turno da manhã da instituição.
 
A ação tem como objetivo mostrar os serviços oferecidos pelo Departamento e trabalhar a educação ambiental em conjunto com a população, conscientizando sobre a necessidade da segregação correta de resíduos e a sustentabilidade. “A população precisa conhecer os projetos e ações que o DMLU realiza para que consiga entender a sua responsabilidade com os materiais gerados, destinando os resíduos de forma certa e evitando problemas ao meio ambiente e limpeza urbana”, destaca a coordenadora de Gestão e Educação Ambiental, Patrícia Antunes Russo. 

O Tour, que contou com aproximadamente 20 estudantes, teve início na sede da Comunidade Evangélica, na rua Nossa

Laura Maria / Divulgação PMPA
Limpeza Urbana
Participaram alunos de 14 a 17 anos da oficina do pão

Senhora das Graças, 77, bairro Glória. Os alunos e professores visitaram a Estação Integrada de Compostagem da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Cantinho Amigo, a Unidade de Destino Certo Princesa Isabel, a Estação de Transbordo e a Unidade de Triagem e Compostagem da Lomba do Pinheiro. Foram esclarecidas questões como a segregação de diversos tipos de materiais, o processo de compostagem e o caminho que o resíduo percorre até o descarte final, no aterro de Minas do Leão.
 

Uma das professoras da oficina, Cristiane Dias, também considera importante qualificar os alunos para que possam ter hábitos e atitudes conscientes, tanto na vida pessoal quanto no trabalho. “O pessoal lida diretamente com resíduos orgânicos no trabalho de padaria que nós realizamos na oficina, então é interessante mostrar como separar e destinar adequadamente os materiais que eles mesmo acabam gerando durante o processo de produção”, afirma Cristiane.
 
Escolas, universidades e interessados em palestras, atividades e passeios de educação ambiental do DMLU podem solicitar participação pelo e-mail cgea@portoalegre.rs.gov.br.
 

 

 

  

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes