Bota-Fora suspende agenda para auxiliar serviços de recuperação após o temporal

26/01/2024 13:46

A programação do projeto Bota-Fora prevista para a próxima semana está cancelada. Os caminhões utilizados para o serviço estão direcionados para os trabalhos de recuperação da cidade após o temporal do dia 16 de janeiro. Dessa forma a agenda está suspensa temporariamente.

Promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o Bota-Fora auxilia população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.

A iniciativa surgiu de ações semelhantes realizadas esporadicamente pelo DMLU e tornou-se uma atividade permanente. O projeto atende regiões em situação de vulnerabilidade social, beneficiando cerca de 200 comunidades.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade.

Para mais informações sobre os locais, acesse aqui. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).  

 

 

 

Adriana Machado

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes