Bota-Fora recolhe 1.367 toneladas de resÃduos em 2019
O quantitativo de atendimento do Bota-Fora em 2019 foi de 1.367 toneladas de material. No segundo ciclo, de agosto a dezembro, foram recolhidas 708 toneladas de resÃduos em 213 comunidades. Só no mês de dezembro, foram coletadas 114,8 toneladas em 29 comunidades. O trabalho de recolhimento é realizado pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Em 2019 o serviço foi ampliado, passando a atender 213 comunidades. O aumento ocorreu após solicitações dos moradores das localidades, seguidas de análises técnicas da Equipe de Gestão de Educação Ambiental que confirmaram a viabilidade do serviço.
A iniciativa tem o objetivo de auxiliar a população a descartar corretamente os resÃduos que não são recolhidos pelas coletas regulares como, por exemplo, eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. Dessa forma, também é possÃvel evitar que o material descartado irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, o que poderia causar alagamentos.
‘’O descarte correto é uma clara mudança de atitude da população, que está armazenando menos resÃduos nas casas, o que reflete numa melhor qualidade de vida, com menos proliferação de insetos, roedores e escorpiõesâ€, destaca o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza.
O serviço é realizado em colaboração com os cidadãos das localidades atendidas. Nos dias de Bota-Fora, os moradores são orientados a disporem os resÃduos em frente à s suas residências. Na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.
Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das oito Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuÃdas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, clique aqui.Â
Bota-Fora em 2019 – O primeiro ciclo de atendimento do Bota-Fora, que ocorreu de fevereiro a julho, recolheu 659 toneladas de materiais que, somando-se ao quantitativo do segundo ciclo - que foi de 708 toneladas, atingiu um total de  1.367 toneladas de resÃduos recolhidos no ano.
Segundo ciclo do Bota-Fora:
Agosto: 226,14 toneladas recolhidas em 45 comunidades;
Setembro: 88,65 toneladas recolhidas em 45 comunidades;
Outubro: 78,83 toneladas recolhidas em 57 comunidades;
Novembro: 199,65 toneladas recolhidas em 37 comunidades;
Dezembro: 114,80 toneladas recolhidas em 29 comunidades.
Â
TaÃs Dimer Dihl