Sistema 156 registra queda em atendimentos sobre alterações na água

12/05/2023 15:04
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Quantidade de reclamações sobre gosto e odor da água diminuiu nos últimos dias

Conforme dados do sistema 156 da prefeitura, os contatos referentes a alterações de gosto ou cheio na água reduziram em Porto Alegre. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), situação está normalizada.

Na segunda-feira, 8, foram registradas 55 contatos pelo 156. Já na quarta-feira, 10, número estava em 11 e, nesta sexta-feira, 12, foram registrados dois atendimentos. 

“Nosso radar de monitoramento é feito via canais de atendimento ao cliente, por isso sempre reforçamos que o consumidor tem que acionar o Dmae em qualquer evento adverso, para que possamos agir com rapidez e minimizar os impactos”, explica o diretor-geral do Departamento, Maurício Loss.

Testes - Após diversas análises feitas na água, não foi constatada floração de algas no manancial próximo aos pontos de captação, confirmando a hipótese da chuva ter carreado os sedimentos que estavam nos leitos dos afluentes do lago Guaíba e contribuindo para a alteração do gosto e odor da água.

“Seguimos dosando o dióxido de cloro em 0,7 ppm, durante 24 horas por dia, desde a pré-oxidação até o final do tratamento, para garantir a qualidade da água entregue aos porto-alegrenses. Acreditamos que com o tempo seco, sem chuva, foi possível essa diminuição no número de reclamações e também na melhora na água”, completa Loss.

Roberta Brum

Cristiano Vieira

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