Serviços programados do Dmae beneficiam o Centro e zonas Norte e Leste

23/05/2021 08:36

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) programou seis serviços desta segunda, 24, até quinta-feira, 27. Todos eles poderão ser transferidos em caso de mau tempo. Acompanhe a programação:

Na segunda-feira, 24:
- A substituição do registro e da coluna de um hidrante na rua Sarmento Leite, 33, no Centro Histórico, poderá causar falta d´água no trecho entre as avenidas Independência e João Pessoa, a partir das 9h, com retorno previsto à noite.

- A desativação da antiga rede de água na avenida Bernardino Silveira Pastoriza, 820, e na rua João Paris esquina da rua Pero Lobo Pinheiro, na Zona Norte, poderá desabastecer parte do bairro Santa Rosa de Lima, das 9h em diante, com previsão de normalizar na segunda à noite.

Na terça-feira, 25, será instalado um registro na avenida Santos Dias da Silva, 1099, na Zona Leste. O abastecimento fica interrompido na Lomba do Pinheiro (parte) e no bairro Cascata (parte), a partir das 13h30 até a noite.

Na quarta-feira, 26:
- A rede antiga será desativada na rua Rosa Maria Malheiros, 300, em decorrência da obra de substituição da rede de água da rua Valdemar Albino de Araújo, na Zona Norte. O abastecimento será suspenso em parte do bairro Santa Rosa de Lima, a partir das 9h, devendo retornar à noite.

- Na rua Tenente Ary Tarragô, 1807, na Zona Norte, será feito um entroncamento de redes para abastecer o Loteamento Lar Maurício Seligman. Parte do bairro Passo das Pedras poderá ficar sem água, a partir das 9h. O fornecimento deve normalizar à noite, ou além desse prazo, nos altos da região.

E na quinta-feira, 27, uma rede antiga será desativada na avenida do Forte, 960, na Zona Norte. Será necessário interromper o abastecimento de água para os bairros Cristo Redentor (parte) e Vila Ipiranga (parte), das 9h em diante. O retorno está previsto para a noite de quinta.

Serviços programados - Os serviços programados têm o objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São serviços que abrangem uma grande área (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. Os serviços programados são divulgados com antecedência e têm previsão de início e término, tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento. O andamento das ações programadas e emergenciais pode ser acompanhado pelo Twitter @dmaepoa.

Normalização do abastecimento - Ao final dos serviços do Dmae, a água não volta de imediato, tal como a energia elétrica, que é quase instantânea. Primeiro os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) precisam acumular nível suficiente de água, evitando que os motores queimem ao serem religados. Depois, já na rede distribuidora, a água pode demorar mais para chegar até as partes altas e às pontas da canalização.

Aspecto da água – A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

  

 

Ieda Pezzi

Andrea Brasil