Seguem as obras para conter alagamentos na região da Nilo Peçanha

11/08/2021 13:59
Luciano Lanes / PMPA
Obras de macrodrenagem do Arroio Areia estão na fase de implantação das galerias A1 e A2

A prefeitura de Porto Alegre segue executando as obras da macrodrenagem do Arroio Areia, que têm objetivo de amenizar alagamentos históricos nas zonas Norte, Noroeste e Leste. Na região da Nilo Peçanha ocorrem as obras A1 e A2, que compõem um conjunto de 26 intervenções. Com os serviços iniciados em julho, a obra A1 já está com 12 metros de galerias instaladas e a obra A2 com 68 metros de tubos executados.

A estimativa de andamento físico da obra até o momento é de cerca de 3,5%, no entanto a medição formal ocorre após a finalização da primeira etapa. Nesta semana, o consórcio responsável pela obra (ACA Brasil/Angolaca/ACA/RGS/Dolphin) está realizando na obra A1 escavação e assentamento de galerias (previsão de cerca de 3 metros de galerias de um metro de comprimento por dia) e na obra A2 está sendo feita escavação, reaterro, assentamento de tubos, rede secundária e serviços na estrutura de confluência.

A obra linear A1, com investimento de R$ 2,9 milhões e previsão de seis meses de execução, é uma rede de drenagem composta principalmente por galerias (de até 2m x 2m), com 343 metros de extensão, começando na avenida Nilo Peçanha, do número 2526 (onde encontra com a obra A2 e o Arroio da Areia), seguindo na direção Centro-bairro até a avenida Teixeira Mendes e continuando por esta até o cruzamento com a João Wallig.

Já a obra linear A2, com investimento de R$ 2,6 milhões e previsão de quatro meses de execução, é uma rede de drenagem composta principalmente por tubulações, com 352 metros de extensão, iniciando-se na Nilo Peçanha, nas proximidades do número 2526 (onde encontra com a obra A1 e o Arroio da Areia), seguindo no sentido bairro-Centro até a rua José Antônio Aranha, seguindo por esta até a rua Nestor Silva Soares.

Arroio Areia - O grande objetivo das 26 obras de macrodrenagem do Arroio Areia é amenizar alagamentos históricos e acúmulos de água em 14 bairros das zonas Leste, Norte e Noroeste: Bom Jesus, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Vila Jardim, Jardim Europa, Boa Vista, Vila Ipiranga, Higienópolis, São João, Passo D'Areia, Cristo Redentor, Santa Maria Goretti, Jardim São Pedro e limite com Anchieta.

São cinco obras já terminadas: obras lineares I2, na avenida Carneiro da Fontoura; C1 e C2, na rua Anita Garibaldi; F1, na Plínio Brasil Milano, e o reservatório R2 – Praça Francisco Guerra Blessman. Estão em execução, além do reservatório R9, o reservatório R1 (92,44%), na Praça Lopes Trovão, e as obras lineares I1 (78,45%), na avenida Sertório, D5 (96,93%), na rua Gaston Englert, e A1 e A2, na Nilo Peçanha (cerca de 3,5% estimado, mas ainda sem medição). No total, serão investidos cerca de R$ 108 milhões, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com R$ 1,3 milhão de contrapartida da prefeitura.

Trânsito - A Nilo Peçanha está bloqueada no sentido bairro ao Centro, da avenida Teixeira Mendes até a rua Osório Tuyuty de Oliveira Freitas. O fluxo de veículos é desviado para a faixa do sentido Centro ao bairro, que está com sentido duplo. Além disso, o acesso da Nilo Peçanha (sentido bairro/Centro) para a avenida Teixeira Mendes (conversão à esquerda) fica bloqueado. Os motoristas que desejarem ingressar na Teixeira Mendes podem utilizar a seguinte rota alternativa: Nilo Peçanha, Antônio Carlos Berta, Túlio de Rose, João Wallig e Teixeira Mendes.

Em razão dos trabalhos, foram desativados dois pontos de parada de ônibus no sentido bairro/Centro da Nilo Peçanha. Os usuários podem optar pelo ponto próximo à João Wallig ou na esquina da rua Osório Tuyuty de Oliveira Freitas. Os agentes de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão no local para orientar a circulação e monitorar a região para ajustes, se houver necessidade. O trecho também é monitorado através das imagens câmeras da Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade, que faz ajustes nos tempos semafóricos para minimizar os impactos na fluidez. As informações do trânsito são atualizadas em tempo real no twitter @EPTC_POA.

Isabel Lermen

Lissandra Mendonça

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