Qualificações tecnológicas buscam ampliar o abastecimento de água

11/03/2022 08:47
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Dispositivos eletrônicos permitem alterar a velocidade dos motores conectados às bombas

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) tem trabalhado com diversas tecnologias para qualificar o tratamento e a distribuição de água da Capital. Nesta semana, teve início a instalação de inversores de frequência na Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Belém Novo.

Os dispositivos eletrônicos permitem alterar a velocidade dos motores elétricos conectados às bombas. A instalação desses componentes possibilita modular a vazão da água bruta captada do Lago até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, além de reduzir os picos de corrente elétrica na partida dos motores, resultando em menor desgaste dos componentes e economia de energia.

“Estamos investindo em soluções tecnológicas para que o nosso consumidor seja o menos atingido possível, em casos de parada nas estações, seja por falta de energia elétrica ou eventos adversos”, afirma o diretor-geral, Alexandre Garcia.

A Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Vila Brasília e a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Sarandi também receberam a instalação dos equipamentos nos últimos dias.

Na Ebat Padre Cacique, foram instaladas chaves de partida soft starter, que permitem a partida suave e operam na rotação nominal das bombas. Em substituição às chaves de partida convencionais, apresentam maior confiabilidade e reduzem os custos de manutenção.

O investimento nos equipamentos é de R$ 845.651,85, com recursos próprios do Departamento.

 

Roberta Brum

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes