Próximos serviços programados do Dmae se concentram na Zona Sul

12/04/2021 08:37
Arte Endrigo Valadão/DMAE PMPA
DMAE
De segunda até quinta-feira, os trabalhos estarão concentrados nos bairros Aberta dos Morros e Santa Tereza

A Zona Sul da cidade será contemplada com quatro intervenções do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) entre esta segunda-feira, 12, e quinta-feira, 15. Os serviços poderão ser transferidos para outras datas, se chover forte. De segunda até quinta-feira, os trabalhos estarão concentrados nos bairros Aberta dos Morros e Santa Tereza.

No início e no meio da semana, serão interligadas redes de água que fazem parte das obras de Setorização do sub-sistema Cascatinha-Catumbi. Nesta segunda, 12, a tubulação da Travessa Oswaldo de Deus e Silva será interligada com a rede existente na esquina da Estrada Jorge Pereira Nunes e na esquina da Estrada Cristiano Kraemer. O abastecimento fica interrompido no bairro Campo Novo, a partir das 9 horas, e deverá normalizar à noite, podendo demorar mais nas partes altas da região. Já na quarta-feira, 14, o local das interligações será a avenida Romeu Samarani Ferreira, 835, esquina do Beco 2, com fecho da água para o bairro Vila Nova, a partir das 9 horas, e retorno previsto durante a noite.

Na terça-feira, 13, o Dmae vai atuar no âmbito da duplicação da avenida Tronco, no bairro Santa Tereza. Na esquina da rua Dona Malvina com a avenida Cruzeiro do Sul, a rede nova de água será interligada com a rede existente. Também será instalado um registro na nova tubulação. O fornecimento de água fica suspenso, a partir das 9h, para as ruas Dona Malvina, Dona Otília e Ildefonso Pinto e para a avenida Cruzeiro do Sul, no trecho entre os números 2027 até 2500. A previsão é normalizar à noite.  

Ainda em Santa Tereza, porém na quinta-feira, 15, a nova rede de água da avenida Felipe Weinmann vai ser interligada com a rede existente na esquina da rua Deputado Aramy Silva. A partir das 9h, o abastecimento fica interrompido para os bairros Santa Tereza e Teresópolis. A recuperação está prevista para a noite de quinta, podendo demorar mais nas partes altas do sistema.  

Entenda mais sobre os serviços do Dmae - Os serviços Ppogramados tem objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São serviços que abrangem uma grande área (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. Os programados são divulgados com antecedência e têm previsão de início e término tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento.

Normalização do abastecimento -  Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização.

Aspecto da água -  A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

  

 

Ieda Pezzi

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes