Prefeitura realiza ação de conscientização no Dia Mundial da Água

22/03/2022 09:07
Luciano Lanes/PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Abordagem acontecerá na rua 24 de outubro com Doutor Vale

Para marcar o Dia Mundial da Água, nesta terça-feira, 22, a prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), preparou atividade de conscientização da população sobre o uso da água e cuidados com os esgotos. A ação integra as comemorações da 250ª semana de aniversário de Porto Alegre e a programação dos 60 anos do Dmae e conta com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

A blitz educativa será realizada na sinaleira em frente à Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, das 10h às 15h, nas esquinas das ruas 24 de outubro e Doutor Vale, com utilização de faixas informativas e distribuição de material com dicas sobre o uso racional da água e cuidados com os esgotos cloacal e pluvial.

"Nosso objetivo é orientar a população quanto ao racional da água e o cuidado com as redes de esgoto e a destinação correta dos resíduos. O papel do cidadão na contribuição para uma cidade mais limpa é fundamental, por isso estamos aproveitando o Dia Mundial da Água para realizar essa sensibilização, informando também sobre o trabalho desenvolvido na área do saneamento", destaca o diretor-geral do Departamento, Alexandre Garcia.

O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para estimular a discussão sobre a conservação e a proteção dos recursos hídricos no mundo, em benefício das futuras gerações.

Antônio Maciel / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Descarte incorreto do óleo pode provocar entupimentos e problemas de drenagem

Descarte de óleo - Para colaborar com a conscientização, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) relembra os pontos para entrega de óleo de cozinha, pois o descarte incorreto provoca complicações como entupimentos, além de problemas de drenagem. Ao todo, são 88 locais que recebem esse tipo de resíduo em Porto Alegre, situados em diversos bairros.

Os Pontos de Entrega de Óleo de Fritura (Peof) são uma opção para o descarte correto desse tipo de resíduo. Para saber onde ficam os PEOFs. A empresa conveniada, a Ecológica, recolhe o material deixado nos pontos para encaminhá-lo ao destino mais adequado. O óleo coletado é reaproveitado para a produção de biodiesel.

"É muito importante que a população esteja ciente dos problemas causados pela destinação imprópria deste resíduo, que deve ser descartado corretamente para não prejudicar outras formas de vida, principalmente marinhas. Orientamos que o cidadão guarde o que restou do óleo de fritura em uma garrafa, a feche bem e encaminhe a um dos 88 pontos de descarte distribuídos na nossa cidade", ressalta o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Por ser menos denso do que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre ela, de forma que não é possível separá-los após o contato. Apenas um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água, por isso é tão importante que o resíduo tenha uma destinação adequada

 

  

 

Andrea Menezes e Andiara da Silva

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes