Prefeito vistoria novas redes de água no Morro da Cruz

23/03/2023 19:40
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou a entrega como resultado de um esforço coletivo de gestão

O prefeito Sebastião Melo e o diretor-geral do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, estiveram no Morro da Cruz vistoriando a implantação das novas redes de água, na tarde desta quinta-feira, 23. São 5.943 metros de redes em polietileno de alta densidade (Pead) que estão sendo assentadas na região, para que seja feita a ligação de 550 novos ramais.

Até o momento, já estão ativas 403 unidades, faltando apenas a parte da instalação do hidrômetro, e outras 147 estão aguardando ativação. As ações vão beneficiar diretamente 2.235 moradores do entorno.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações propostas pela prefeitura em fevereiro de 2022, após reunião com a comunidade em que foi identificada a necessidade de ampliar o abastecimento da região. Os investimentos nas melhorias ultrapassam R$ 3 milhões.

“Vim pessoalmente ouvir as demandas das famílias, verificar onde estão as falhas e os acertos. Essa entrega é resultado de um esforço coletivo da gestão. A comunidade do Morro da Cruz enfrenta problemas históricos no abastecimento de água e avançarmos para resolvê-los é crucial para que estes cidadãos vivam com mais dignidade e tenham o básico de infraestrutura", ressalta Melo.

Além do assentamento da nova rede, também foram instalados dois conjuntos de reservatórios,  cada um com capacidade de reservação de 50 mil litros de água. “Conseguimos levar água numa altitude de 238 metros, para melhor atender a comunidade do Morro da Cruz, região que sofria há anos com a precariedade no abastecimentoâ€, afirma Loss.

O conjunto A de reservatórios está localizado numa altura de 212 metros acima do nível do lago e o B em 238 metros. A obra iniciada em agosto de 2022 está com previsão de término no final de abril de 2023. Nos próximos dias serão realizados os entroncamentos finais, a lavagem da rede, cortes das redes existentes e a ligação dos restantes dos ramais.

Outras ações foram implementadas na região, como a melhora no bombeamento do reservatório cota 200, aumento da potência elétrica da Estação de Bombeamento de Ãgua Tratada (Ebat) Cristiano Fischer e a distribuição das caixas d’água por parte da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF).

 

Roberta Brum

Gilmar Martins