Ponta do Arado: nova etapa de obra da estação de água bruta está em andamento

10/05/2023 16:31
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Nova fase da obra visa a tornar o solo mais resistente para receber a estação

Uma nova etapa da obra da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Ponta do Arado está em andamento no bairro Belém Novo, no Extremo-Sul de Porto Alegre. A fase em desenvolvimento é a injeção de nata de cimento no solo, chamado de jet-grouting.

“Essa técnica consiste em melhorar as características físicas do local, dessa forma a base se torna mais resistente para receber toda a estrutura da estação” afirma o diretor-geral do Dmae Maurício Loss. A estação será responsável por bombear água bruta, captada a dois quilômetros dentro do Guaíba, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado.

A nova estação faz parte do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado que vai beneficiar cerca de 300 mil porto-alegrenses que residem em 19 bairros das zonas Leste, Sul e Extremo-Sul.

Na técnica do jet-grouting a nata de cimento é injetada no solo por meio de jatos horizontais de alta pressão, formando colunas de solo cimento, melhorando as características físicas, como resistência e permeabilidade.

SAA Ponta do Arado - A construção do novo SAA Ponta do Arado, que contempla sete obras, tem investimento estimado de R$ 250 milhões com financiamento pela Caixa Econômica Federal. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto do sistema é 2025.

A ETA Ponta do Arado, a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) e a adutora de água tratada Restinga estão em execução. A adutora subaquática de captação de água, primeira obra do sistema concluída, foi finalizada em outubro de 2022.

 

Márcio Nunes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes