Jardim do Dmae passa por manejo arbóreo até o final desta semana

27/03/2025 16:49

O Jardim do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), localizado no bairro Moinhos de Vento, passa por manejo arbóreo a partir desta quinta-feira, 27. O objetivo é garantir a segurança para as operações de saneamento no local. O trabalho não terá impacto no horário de abertura do espaço ao público externo.

“Além de muito querido pela comunidade, este espaço tem como atividade primordial o tratamento e reservação de água, incluindo estruturas subterrâneas. Por isso, o manejo das árvores precisa ser feito periodicamente”, explica o diretor de Gestão Administrativa do Dmae, Jorge Melo.

Ao todo, 13 árvores serão suprimidas. Destas, seis estão no jardim, quatro no cachorródromo e três no interior da Estação de Tratamento de Água (ETA). Conforme laudo elaborado pelo departamento, todas apresentam estado fitossanitário ruim. Ou seja: têm patologias diversas e risco de queda.

Compensação vegetal - Todas as operações do Dmae - seja em água, esgoto e drenagem urbana - demandam compensação vegetal. Para isso, o departamento mantém uma área de preservação próxima à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, que garante o saldo necessário para eventuais supressões.

Licença - O manejo arbóreo nos terrenos onde há estruturas operacionais de saneamento - incluindo estações de tratamento e bombeamento de água, entre outras - é autorizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). No caso da ETA Moinhos de Vento, a licença foi renovada em 2022.

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça