Estação de Bombeamento de Água Menino Deus começa a ser automatizada

26/09/2022 17:10

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deu início ao processo de automação da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Menino Deus nesta segunda-feira, 26.

A iniciativa é parte do Projeto de Automação de Unidades Industriais do Departamento, dentro das atividades desenvolvidas pelo Centro de Supervisão Operacional (CSO). O objetivo é recuperar e ampliar infraestruturas de instrumentação e controle (automação) nos três eixos de ação do Dmae: abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana. O investimento inicial da operação é de R$ 200 mil.

“Os serviços técnicos para manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de automação do Dmae foram prestados entre março de 2016 e julho de 2020. Desde então, duas licitações não tiveram êxito, até que em outubro de 2021 a empresa Bonella Automação assumiu o contrato de automatização de todos os centros de controle do departamento. Essa é a primeira Ebab que recebe a tecnologia por meio da contratação”, afirma o diretor-geral Alexandre Garcia.

A implantação do novo supervisório Elipse se dará em 3 etapas: a primeira irá controlar e monitorar a Ebab; a segunda etapa será gerir e monitorar a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Menino Deus; e, na terceira, o sistema terá controle total sobre a Estação de Tratamento de Água (Eta) Menino Deus. Com isso, ficará completo o ciclo de automação do sistema Menino Deus.

“Com tudo automatizado será possível obter mais qualidade na parte operacional de controle, resultando numa melhora no tratamento e também reduzindo a utilização de produtos químicos”, esclarece Garcia.

 

Roberta Brum

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes