Energia elétrica instável e forte calor impactam abastecimento de água

18/12/2023 06:20

De sexta-feira, 15, a domingo, 17, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) enviou caminhões-pipa para suprir o abastecimento em diversas regiões de Porto Alegre. O consumo elevado devido às altas temperaturas e a instabilidade no fornecimento de energia elétrica impactaram o fornecimento de água na Capital.

Na sexta-feira, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, responsável pelo abastecimento dos bairros da zona Sul, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro, ficou sem energia por quatro horas. Após o retorno da força, equipamentos foram danificados devido à oscilação de tensão na rede elétrica.

Para atenuar a situação, o Departamento disponibilizou diversos caminhões-pipas, que durante as últimas 72 horas distribuíram cerca de 503 mil de litros de água nos bairros Lomba do Pinheiro, São José, Coronel Aparício Borges e Restinga.

“A prefeitura está em contato com a CEEE Equatorial para uma reunião de alinhamento entre os órgãos e irá buscar um possível ressarcimento pelos danos causados aos equipamentos”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Aliado a isso, os reservatórios diminuíram devido ao consumo elevado resultante do forte calor nos últimos dias em Porto Alegre. A expectativa do Dmae é retomar o fornecimento a pleno nesta segunda-feira, 18.

 

Roberta Brum

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes