Educação Ambiental do Dmae fecha o ano com mais de 4 mil visitantes

20/12/2022 16:19
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Equipe de Educação Ambiental também esteve na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), por meio da equipe de Educação Ambiental, recebeu 4.088 visitantes para passeio educacional pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento em 117 oportunidades. Também foram realizadas 19 atividades como oficinas e palestras em escolas, com um total de 716 participantes.

Durante o passeio, ocorre uma palestra sobre a importância dos cuidados com a água e o descarte correto de resíduos. São apresentadas dicas de como evitar o desperdício. Os visitantes conhecem o processo de tratamento da água pelo Dmae desde a sua chegada na estação, passando pelos tanques decantadores até chegar à torneira para consumo.

Após a visita, são distribuídos às instituições materiais educativos como flyers, cartazes para botar em bebedouros e banheiros das escolas, jogos lúdicos e livretos que explicam o tratamento da água e do esgoto.

Outra atividade que ocorreu desde a Semana da Água, iniciada no mês de outubro, foi a ação de pintura de bueiros em escolas da Capital junto do projeto Alan Bari e a Turma do Guaíba. Foram realizadas cinco atividades com estudantes de instituições da Zona Sul que participaram de forma ativa das pinturas e também de oficinas, palestras e entrega de materiais sobre educação ambiental.

Filipe Karam/PMPA
DMAE
Durante ações na Feira do Livro, mais de 5 mil sacolas plásticas foram substituídas por ecobags

Ainda em outubro, no dia 11, o Jardim do Dmae recebeu a 16ª edição da Gincana Ambiental que reuniu cerca de 200 crianças em ações que mobilizaram quatro escolas da rede pública de ensino. Na 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, entre 28 de outubro e 15 de novembro, a equipe de Educação Ambiental esteve presente durante três dias de evento. Houve uma apresentação do painel sensorial de qualidade da água e também a abordagem com visitantes da Feira para a entrega de materiais sobre cuidados com a água e o destino correto do lixo.

Também foi realizada a ação de troca de sacolas plásticas por ecobags na busca por diminuir a circulação deste material que traz problemas ao meio ambiente. Esta iniciativa foi inserida dentro da campanha do Dmae “Eu cuido do Lixo. Eu cuido da Água.” lançada durante a Feira do Livro. Foram recolhidas cerca de 5 mil sacolas plásticas em dois dias de campanha no evento literário.

Escolas e instituições que desejam fazer uma visita guiada pela Estação podem entrar em contato e agendar uma data a partir do ano que vem pelos telefones 3289-9227 e 3289-9727.

 

Márcio Nunes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes