Dmae substitui rede de água embaixo da linha da Trensurb

03/09/2021 17:50
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Tubulação de 225 milímetros de diâmetro em polietileno de alta densidade substituirá uma rede de ferro da década de 1970

Uma nova rede de água está sendo implantada pelo Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) abaixo da linha da Trensurb, no bairro Anchieta. A tubulação de 225 milímetros de diâmetro em polietileno de alta densidade (Pead) substituirá uma rede de ferro da década de 1970, a cerca de 5 metros de profundidade que está vazando no local. Para a instalação da nova rede, o Dmae utiliza o método não destrutivo, ou seja, sem precisar abrir valas e bloquear o trânsito. Desta forma, um equipamento perfura o solo a aproximadamente 3 metros de profundidade entre as avenidas dos Estados e Fernando Ferrari, atravessa a linha do trem e chega à avenida Ernesto Neugebauer, próximo ao número 2.350.

Para a ação nesta sexta, foi necessário bloquear a via lateral do posto localizado na avenida dos Estados, 2.341, e manter em meia-pista a Ernesto Neugebauer, 2.350, com o apoio da EPTC. A previsão é de que a passagem da tubulação de água seja concluída ainda nesta sexta e que o entroncamento com a rede existente ocorra sábado, 4, de manhã. Assim, será necessário interromper o abastecimento a partir das 9h aos bairros Anchieta, Farrapos e Humaitá. A normalização está prevista para a noite de sábado. O trânsito seguirá em meia-pista nos dois locais e deverá ser liberado até o final da tarde de sábado. As atualizações podem ser acompanhadas pelo Twitter @dmaepoa e @EPTC_POA.

O vazamento de água perto da Trensurb foi localizado pelos técnicos do Dmae na segunda-feira, 30. Na terça, foram implantadas redes de água em dois pontos do bairro para possibilitar a desativação da rede antiga, o que não foi possível. Outra tentativa iniciada quinta-feira, previa a passagem da nova rede por dentro da antiga, serviço de extrema complexidade pelas condições da tubulação e da profundidade da rede a mais de 5 metros, da existência de postes de energia e de canalizações de gás, da necessidade de escoramento da vala e da possibilidade de chuva. Os serviços são realizados por equipes próprias do Dmae e pela empresa Sintra.

Rafaela Redin

Gilmar Martins