Dmae retoma a setorização de redes na Zona Sul e faz trabalhos na Zona Norte

16/08/2021 08:36

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) dará sequência, entre segunda-feira, 16, e quarta-feira, 18, à setorização das redes de água no subsistema Cascatinha-Catumbi, na Zona Sul. Já na Zona Norte, a Estação de Tratamento de Água ETA São João vai operar com vazão reduzida a partir das 18h de segunda-feira, devido à lavagem de um dos decantadores automatizados da estação. No bairro Farrapos, será interligada a nova rede de abastecimento lançada na região. Em caso de mau tempo ou de problemas técnicos, as atividades poderão ser reagendadas e previamente divulgadas. Acompanhe as atualizações pelo twitter.com/dmaepoa.

Confira a programação dos serviços:

Segunda-feira, 16
- Na avenida Vicente Monteggia esquina da avenida José Corrêa da Silva e da rua Amapá (obra de setorização do subsistema Cascatinha-Catumbi): instalação de válvulas redutoras de pressão e de registro de água, além de interligação de redes, a cargo da terceirizada Enops, com duração prevista de 12 horas. Poderá faltar água em partes dos bairros Cavalhada, Nonoai e Vila Nova, a partir das 11h. A normalização é prevista durante a madrugada de terça, 17.

- Na Estação de Tratamento de Água ETA São João (rua Cel. Camisão, 250, Higienópolis): lavagem do decantador automatizado Superpulsator 1. Após as 18 horas de segunda-feira, a estação passa a operar com vazão reduzida até o início da noite de terça, 17. Nesse período de 24 horas poderá ocorrer baixa pressão ou interrupção do abastecimento nos bairros Anchieta, Auxiliadora (parte), Higienópolis, Humaitá, Jardim São Pedro, Navegantes, Passo d’Areia, São Geraldo, São João e Vila Farrapos. Recomendamos reservar água para os usos básicos do dia a dia. A normalização deverá ocorrer a partir da noite de terça.

Terça-feira, 17
- Na rua Irmã Maria José Trevisan esquina da rua José Luiz Perez Garcia (obra da nova rede de água lançada no bairro Farrapos): interligação da rede nova com a rede existente. Poderá faltar água, a partir das 9 horas, em parte dos bairros Farrapos e Navegantes. A previsão é de normalizar o abastecimento durante a noite de terça.

- Na rua Dona Cristina esquina da rua Octávio de Souza (obra de setorização do subsistema Cascatinha-Catumbi): interligação e desativação de redes de água, instalação de macromedidor e de válvula redutora de pressão, a cargo da terceirizada Enops, com duração prevista de 12 horas. Poderá faltar água em parte dos bairros Cristal, Nonoai e Teresópolis, após as 11 horas, com retorno previsto durante a madrugada de quarta-feira, 18.

Quarta-feira, 18
- Na rua Ângelo Passuelo esquina da avenida Vicente Monteggia (obra de setorização do subsistema Cascatinha-Catumbi): instalação de registro e de macromedidor, além de desativação de rede de água, a cargo da terceirizada Enops, com duração prevista de 12 horas. Parte do bairro Vila Nova poderá ter desabastecimento, a partir das 11h. A previsão é normalizar durante a madrugada de quinta, 19.

Setorização de redes do subsistema Cascatinha – Catumbi - Desde março deste ano, os bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai e Vila Nova estão passando por melhorias nas redes de água. Trata-se da setorização da área atendida pela Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cascatinha e pelo Reservatório Catumbi (subsistema Cascatinha-Catumbi). Além de medir o quanto de água é distribuído para a região, as intervenções pretendem diminuir a área de desabastecimento durante os serviços programados e regular a pressão da água que é fornecida aos moradores, resolvendo problemas de baixa pressão ou intermitência. Do total de serviços previstos até outubro, acima de 70% foram concluídos. O investimento é de R$ 7,27 milhões em recursos próprios. Os trabalhos são executados pela empresa Enops.

Normalização e aspecto da água - Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede distribuidora. Além disso, a pressão da água, ao retornar, pode desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo Fone 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo 156+POA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

 

 

  

 

Ieda Pezzi e Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes