Dmae inicia novas frentes de trabalho para dragagem em Porto Alegre

08/07/2022 11:30
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Após a remoção, material fica nas bordas para decantação dos resíduos

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou, nesta semana, mais duas frentes de trabalho de dragagem nos Arroios Dilúvio e Passo das Pedras.

No Dilúvio, o novo ponto a ser dragado fica no trecho entre as avenidas Cristiano Fischer e Antônio de Carvalho. O desassoreamento desse trecho está previsto para acontecer em até 90 dias, e estima-se a retirada de 51.750 metros cúbicos de resíduo do local. 

Já no Arroio Passo das Pedras, popularmente conhecido como arroio Sarandi, a atividade ocorre entre a avenida dos Gaúchos até a ponte na avenida Francisco Pinto da Fontoura e tem duração prevista em até 30 dias. No primeiro dia de trabalho, foram retirados do córrego dois colchões e um quadro de moto. Naquele local, a expectativa é remover 2.602,60 metros cúbicos de resíduos. 

“Cada vez que inicia um novo ponto, nós ficamos impressionados com a quantidade de lixo descartado irregularmente. Nessa semana, em um trecho de menos de meio quilômetro, dois colchões, tapetes, teclado de computador, cobertores e restos de móveis foram encontrados dentro de um dos arroios. A população precisa colaborar, pois só o poder público não dá conta”, afirma o diretor-geral Alexandre Garcia.

Desde o início do contrato (janeiro/2022) até o momento, já foram retirados mais de 4 mil pneus em todos os pontos de dragagem.

Após a remoção do material, montanhas são formadas na beira dos córregos para a decantação dos resíduos e, entre 7 a 10 dias úteis, começam a ser carregados para destinação final.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Roberta Brum

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes