Dmae inicia dragagem de ponto crítico no Arroio Passo das Pedras

08/09/2022 16:42
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
No trecho entre Assis Brasil e Zeferino Dias devem ser retirados 600 metros cúbicos de resíduos

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) deu início, nesta quinta-feira,  8, à remoção de resíduos em novo trecho dentro do Arroio Passo das Pedras. Com aproximadamente 750 metros de extensão entre as avenidas Assis Brasil e a Alameda 3 de Outubro, ao longo da avenida Sarandi, o trecho tem previsão de dragagem de cerca de 1.500 metros cúbicos, o equivalente a 110 caçambas de resíduos.

“Esse é um ponto crítico, que mais nos preocupa na Zona Norte. Nas últimas chuvas já tivemos uma boa melhora no escoamento da água, agora com o desassoreamento do trecho entre as avenidas vamos garantir a plena absorção da águaâ€, afirma o diretor-geral Alexandre Garcia.

Até a sexta-feira, 9, há previsão de retirada de 42 caçambas de lixo com a dragagem inicial entre as pontes nas avenidas Assis Brasil e Zeferino Dias, pouco mais de 76 metros, que devem aprofundar o leito do arroio em mais 45cm. A nova etapa da dragagem deverá estar finalizada em um mês. Serão 15 dias para retirada dos resíduos e secagem nas margens e outros 15 dias de carregamento e destinação final.

Contrato - O contrato de dragagem para a região Norte de Porto Alegre prevê a remoção de 143 mil metros cúbicos de resíduos e mais de 32,2 quilômetros de extensão de arroios, canais e valas, ao longo de 2022. Os serviços são executados pela empresa Dratec Engenharia Ltda, que venceu o pregão pelo valor de R$ 6,8 milhões.

O contrato contempla não apenas o arroio Passo das Pedras (popularmente conhecido como Sarandi) como também os arroios Passo da Mangueira, Santo Agostinho e Vila Dique; os canais da Severo Dullius e Mena Barreto; e as Estações de Bombeamento de Ãguas Pluviais (casas de bombas) de número 5 (na Voluntários da Pátria, junto à Vila Farrapos), 6 (na avenida dos Estados) e 10 (na Vila Nova Brasília, Sarandi). Também prevê o desassoreamento de valas e bacias de detenção abertas da Ecoville, Porto Seco A, B, C e Canal do Porto Seco.

  

Andréa Menezes

Gilmar Martins