Dmae e Trensurb definem ações conjuntas para prevenção de alagamentos
Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Trensurb terão ações conjuntas para a prevenção de alagamentos no entorno da casa de bombas da empresa federal, localizada entre a rua Voluntários da Pátria e a avenida Sertório. O planejamento foi definido na sexta-feira, 7, em reunião dos gestores dos órgãos.
“Trabalhamos em conjunto para monitorar a situação, adotar estratégias preventivas e assegurar que os serviços essenciais continuem funcionando, protegendo a cidade e seus cidadãos dos efeitos das fortes chuvas”, afirma o diretor-presidente do Dmae, Bruno Vanuzzi.
Entre as medidas que serão tomadas está o esvaziamento do poço da casa de bombas, pela Trensurb. Após, o Dmae irá avaliar se há viabilidade técnica para o uso de supersugadores na limpeza das estruturas. O Departamento será responsável, ainda, por designar servidores ao monitoramento e operação, 24 horas, da estação.
"É essencial que possamos antecipar possíveis impactos e coordenar ações preventivas de forma eficaz. Nosso objetivo é minimizar transtornos e garantir que a população possa contar com um sistema de transporte seguro e operante mesmo diante de adversidades climáticas”, ressalta o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia.
Investigação - Dmae e Trensurb atuarão juntos na investigação sobre a existência de uma terceira ligação entre a casa de bombas e a via pública, que não consta no projeto da empresa federal. Se confirmada, os equipamentos poderão ser redimensionados para aumentar a eficiência da estação.
Andrea Brasil