Dmae corrige tarifas de √°gua e esgotos

26/10/2023 13:49

A Prefeitura de Porto Alegre publica no Di√°rio Oficial de Porto Alegre¬†(Dopa) desta quinta-feira, 26, o reajuste ordin√°rio anual da tarifa de √°gua e esgotos do Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae). Os novos valores, com reajustes de menos de 5%, em m√©dia, v√£o repercutir nas contas com vencimento a partir de 1¬ļ de dezembro de 2023.

O consumo do metro c√ļbico de √°gua residencial passa de R$ 4,63 para R$ 4,86 (+4,96%). O metro c√ļbico comercial e industrial, que era de R$ 5,27 vai para R$ 5,53. Para √≥rg√£os p√ļblicos, o valor era R$ 9,26 e sobe para R$ 9,73. J√° a tarifa social, que era de R$ 33,33 ‚Äď valor total de √°gua e esgoto com consumo de at√© 10 metros c√ļbicos por fam√≠lias em situa√ß√£o de baixa renda, vai para R$ 34,99.

‚ÄúEsse aumento de 4,96% n√£o corresponde a infla√ß√£o real, mas sim a uma cesta de √≠ndices mais voltada a realidade do custo do tratamento e produ√ß√£o de √°gua tratada‚ÄĚ, afirma o diretor-geral do Dmae, Maur√≠cio Loss.

Roberta Brumm

Lissandra Mendonça