Dmae amplia rede pluvial na Zona Norte da cidade

16/01/2024 14:28
Luciano Lanes
A obra comtempla a implantação de 700 metros de rede no diâmetro de 1000 e 1200 milímetros
Obra comtempla implantação de 700 metros de rede

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza, desde julho de 2023, as obras da rede coletora de pluvial na rua Gomes de Freitas, entre as ruas Lopes Teixeira e Prof. Emílio Kemp, na Zona Norte. A obra comtempla a implantação de 700 metros de rede. O investimento é de cerca de R$ 3 milhões.

A obra está com um percentual de execução de 60% e vai atender uma antiga demanda de extravasamento de esgoto pluvial desta região. A previsão de término dos trabalhos é julho deste ano. 

Durante a execução foi necessário alterar o projeto que incluía a avenida Baltazar de Oliveira. A mudança foi necessária porque na época em que foi projetada a implantação da rede, a avenida não estava com o asfalto renovado. Então, para não ocorrer intervenção novamente, foi alterado o traçado incluindo as ruas Lopes Teixeira e Prof. Emílio Kemp.

A necessidade do desligamento de cabos de alta tensão na rua Cruz Jobim também impacta no andamento da obra. O Dmae aguarda a liberação para desligamento temporário da energia neste local.

Perímetro Urbano de Drenagem O Dmae iniciou o novo contrato de drenagem pluvial em abril de 2023. A empresa vencedora da licitação foi a Brasmac Engenharia Ltda e o valor do contrato é de R$ 11.340.081,64, com prazo de execução de um ano. A iniciativa visa à melhoria da coleta e a condução das águas da chuva de toda a Capital. São obras de pequena extensão, que deverão estar concluídas em períodos que variam de dois a quatro meses.


 

Maria de Lourdes Wolff

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes