Dmae amplia rede de esgotamento sanitário em comunidades da Zona Sul

20/03/2025 14:20

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) fará a ampliação da rede de esgotamento sanitário nos loteamentos Jardim Marabá e Recanto das Taquareiras, localizados na Zona Sul. A obra, orçada em R$ 370 mil, atende a uma demanda do Orçamento Participativo e vai beneficiar mais de 350 famílias. O esgoto coletado será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Serraria.

A obra tem previsão de conclusão em três meses, dependendo das condições climáticas. A execução é feita por meio de um contrato de perímetro urbano - que, somente em 2024, possibilitou a extensão de 6,2 quilômetros na rede de coleta de esgoto cloacal.

Sistema - O Sistema de Esgoto Sanitário de Porto Alegre é formado por nove estações de tratamento de esgoto (ETEs), 36 estações de bombeamento (EBEs) e mais de 2,1 mil quilômetros de tubulações. Cerca de 92% da população de Porto Alegre é atendida com coleta de esgoto cloacal e misto. O volume tratado, anualmente, supera a marca de 70 milhões de metros cúbicos de resíduos.

Mauro Lewa Moraes

Andrea Brasil