Dmae alerta para aumento de furtos de hidrômetros residenciais

08/04/2022 15:11

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) contabilizou no último mês de março o furto de 138 hidrômetros, uma média de quatro por dia, apenas no Centro Histórico e os bairros limítrofes à área central da cidade. O volume de ocorrências chamou a atenção porque aponta uma escalada de casos no terceiro mês do ano, notadamente a partir de 2020. A maioria dos furtos foi verificada na região do entorno da rua Voluntários da Pátria, avenidas Farrapos e Cristóvão Colombo, e também no bairro Cidade Baixa. Apenas um endereço na avenida Alberto Bins, no Centro, teve cinco furtos nos três últimos anos.

A Lei Complementar 170/87 e o Decreto Municipal Nº 9.369/88 estabelecem as normas para as instalações hidrossanitárias na Capital. Na Lei 170, o Capítulo V, artigo 19, diz que o hidrômetro é de propriedade do Dmae, ficando sua guarda e conservação sob a responsabilidade do proprietário ou do usuário do imóvel onde estiver instalado. A orientação para quem tiver o hidrômetro furtado é registrar a ocorrência no Dmae pelo fone 156, opção 2, e também na Polícia Civil, pois se trata de um crime. Como precaução, cabe ao cliente assegurar que o hidrômetro esteja no nicho adequado, conforme modelo disponibilizado no site e também nos dois postos comerciais do Departamento (veja endereços abaixo).

Para o cliente, o furto do hidrômetro tem como consequência imediata o desabastecimento. Sendo responsável pela guarda do equipamento, o usuário ou o dono do imóvel terão de arcar com o custo de reposição que será cobrado na conta de água. O modelo básico, residencial de três quartos de polegada, tubulação de 20 mm de diâmetro, vai gerar uma despesa de R$ 128,50. Se houver danos ao cavalete metálico, incide mais uma cobrança. Quando o local onde estava o hidrômetro for danificado por causa do furto, o consumidor poderá ter gastos adicionais. 

Para o Dmae, os prejuízos envolvem a perda de faturamento sobre a água consumida, os gastos com o deslocamento de equipe técnica para repor o hidrômetro e o desgaste de imagem do Departamento já que todo desperdício de água potável causa uma reação negativa junto ao público por ir contra as práticas ecológicas e a consciência ambiental, ainda que tenha decorrido de um ato de vandalismo.

Postos de Atendimento do Dmae:
O atendimento é presencial, por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, exceto feriados.

- Rua José Montaury, 159, Centro Histórico
- Av. Prof. Cristiano Fischer, 2402, Partenon
 

Ieda Pezzi

Gilmar Martins