Bacia de amortecimento da avenida Tronco passa por manutenção

19/02/2026 13:22
Luciano Lanes/PMPA
DMAE
Entre os serviços executados, estão a limpeza do gradil, das canaletas e retirada de resíduos acumulados

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou a manutenção da bacia de amortecimento da avenida Tronco, na Zona Sul. A estrutura faz parte do sistema de drenagem urbana e foi implantada durante as obras de duplicação da via, para ajudar no controle da água da chuva.

Entre os serviços executados, estão a limpeza do gradil, das canaletas e a retirada de resíduos acumulados. A ação garante que a água consiga escoar corretamente até o reservatório e, depois, seguir para a rede de drenagem sem causar bloqueios. As equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) apoiaram a ação, com roçada do entorno da bacia, retirada de vegetação do gradil e remoção dos resíduos gerados pela produção dos serviços.

As bacias de amortecimento funcionam como grandes reservatórios temporários. Durante chuvas intensas, elas armazenam parte da água que escoa pelas ruas e liberam esse volume aos poucos para a rede subterrânea. Esse processo reduz a pressão sobre o sistema e diminui o risco de alagamentos.

“Essas estruturas são fundamentais para equilibrar o volume de água em dias de chuva forte. Elas seguram o excesso por um período e fazem a liberação de forma controlada. Para que cumpram esse papel, é essencial manter a área limpa e desobstruída, evitando que resíduos comprometam o funcionamento”, explica o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.

Infraestrutura - Além da bacia da avenida Tronco, Porto Alegre conta com estruturas semelhantes nas praças Dr. Celso Pedro Luft, Joaquim Leite, Dr. Luis Francisco Guerra Blessmann e Dr. Lopes Trovão, além dos loteamentos Piemonte, Usiminas e Toscana. Uma nova bacia está em construção na Praça Irani Bertelli, integrando as obras de macrodrenagem do Arroio Areia.

Bianca Dilly