Autorizada ampliação da validade de contratos temporários no Dmae

03/04/2025 14:44

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira, 2, o Projeto de Lei que amplia para até quatro anos a validade dos contratos temporários do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Atualmente, 145 servidores, que ingressaram entre 2023 e 2024 em cargos operacionais e técnicos, têm este tipo de vínculo. O PL foi sancionado na sexta-feira, 4, pelo prefeito Sebastião Melo. 

“Os temporários atuaram diretamente na reconstrução da cidade e adquiriram conhecimentos que serão fundamentais nas próximas etapas deste processo. A ampliação da validade dos contratos impede que trocas nas equipes resultem em impacto nos serviços”, explica o diretor-presidente do Dmae, Bruno Vanuzzi.

Além da prorrogação dos contratos, o projeto prevê direito a férias aos profissionais. Eles estão divididos entre 10 funções: técnico industrial, montador eletromecânico, operador de máquinas especiais, fresador industrial, soldador industrial, técnico de saneamento, técnico em tratamento de água e esgotos, agente de saneamento e operador de subestação.

Quadro funcional - O Dmae nomeará, nas próximas semanas, nove servidores oriundos de concursos públicos realizados entre 2022 e 2024. O quadro funcional terá o reforço de engenheiros (duas vagas), assistentes administrativos (dois), técnico em saneamento (dois), técnico em tratamento de água e esgoto (um), agente de saneamento (um) e montador eletromecânico (um).

Além disso, está em andamento o processo de autorização para o preenchimento das demais vagas previstas nos dois processos seletivos realizados no ano passado. As movimentações ocorrerão após publicação das portarias no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça