Artigo: O maior desafio de infraestrutura de Porto Alegre

21/11/2022 09:59

A drenagem urbana √© hoje o maior desafio de infraestrutura da cidade. A estrutura atual conta com 23 esta√ß√Ķes de bombeamentos de √°guas pluviais, 40 quil√īmetros de diques de prote√ß√£o, 42 mil bocas de lobo espalhadas pelos mais de 2 milh√Ķes e 800 mil metros de tubula√ß√£o.

Toda essa distribui√ß√£o estrutural deve e est√° sendo ampliada. A prefeitura, atrav√©s do Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae), est√° investindo para que tenhamos uma condi√ß√£o melhor para os porto-alegrenses.

Em 2022, o Dmae est√° dispondo de mais de R$ 25 milh√Ķes para retirada de lixo das estruturas de drenagem.¬† S√£o pneus, carrinhos de supermercado, bicicletas, roupas e vivemos uma verdadeira pandemia de garrafas pet e sacolas pl√°sticas.

Importante lembrar que o município coloca à disposição a coleta conteineirizada, coleta domiciliar de porta em porta, coleta seletiva, unidades de destino certo. Porém, a cada chuva, vemos uma quantidade de lixo boiando nos arroios, nas valas, nos canais, nas bocas de lobo e também nas casas de bomba.

Acreditando no apoio da popula√ß√£o, o Dmae colocou em exposi√ß√£o na 68¬į Feira do Livro a quantidade de lixo retirado dos bueiros, em apenas dois dias de trabalho uma equipe.

Também na Feira do Livro, o departamento lançou um projeto de trocar as sacolas plásticas por ecobags. Em apenas dois dias de atividades, foram retiradas de circulação mais de 4.000 sacolas.

A educa√ß√£o ambiental tamb√©m √© foco do Dmae. S√£o realizadas atividades na Esta√ß√£o de Tratamento de √Āgua Moinhos de Vento, onde recebemos as escolas, aplicamos a gincana ambiental, tudo com o objetivo de termos uma mudan√ßa de cultura, que as crian√ßas j√° cres√ßam com a consci√™ncia de cuidado com a √°gua e com o lixo. Ainda, internamente, o √≥rg√£o est√° no caminho de n√£o mais utiliza√ß√£o de copos pl√°sticos, de separa√ß√£o correta dos res√≠duos e redu√ß√£o do uso de papel.

Cada atitude é importante, mas cada um de nós precisa fazer a sua parte, reduzindo, reutilizando e reciclando. Só assim vamos vencer o desafio da drenagem urbana e teremos uma cidade muito mais limpa e agradável para viver.

E aí, você está fazendo a sua parte?

Alexandre Garcia,¬†Diretor-geral do Departamento Municipal de √Āgua e Esgostos (Dmae)

Artigo publicado em 21 de novembro de 2022 no Jornal do Comércio

Cristiano Vieira