Últimas famílias reassentadas da Vila Nazaré

Reassentamento habitacional

O Departamento Municipal de Habitação realizou, ao longo de sua história, o reassentamento de algumas comunidades

 

O Departamento Municipal de Habitação realizou, ao longo de sua história, o reassentamento de algumas comunidades, como Vila Chocolatão, Vila Dique e Vila Nazaré. 

Vila Chocolat√£o

Ap√≥s cerca de vinte e cinco anos vivendo na regi√£o central da cidade, cercadas por lixo, praticando a reciclagem em condi√ß√Ķes insalubres, com dejetos escorrendo entre os becos e sob constante risco de inc√™ndios, as mais de 700 pessoas da Vila Chocolat√£o passaram a morar em casas com √°gua pot√°vel, energia el√©trica e rede de esgotos.

A transferência para o loteamento construído pelo Demhab, na Avenida Protásio Alves, 9.099, Morro Santana, iniciou no dia 12 de maio de 2011.  No dia 13 de maio, houve a festa de entrega oficial do Residencial Nova Chocolatão, com 181 unidades habitacionais, e a inauguração da Usina de Triagem Chocolatão.

O loteamento est√° localizado em um terreno de 3,34 hectares doado pela Uni√£o (Minist√©rio do Planejamento). Disp√Ķe de ruas pavimentadas, ilumina√ß√£o p√ļblica, esta√ß√£o de tratamento de esgotos, quatro unidades de com√©rcio e servi√ßos, centro social, creche, bacia de amortecimento de √°guas, al√©m de uma unidade de triagem de res√≠duos recicl√°veis constru√≠da pela Usiminas. Os sobrados e as casas t√™m dois dormit√≥rios, sala, cozinha e banheiro. Uma das unidades √© adaptada para pessoa com defici√™ncia.

Para a execu√ß√£o do loteamento, foram investidos aproximadamente R$ 8,7 milh√Ķes nas unidades habitacionais e infraestrutura do loteamento.

Equipamentos ‚Äst¬†As mais de 120 crian√ßas s√£o¬†atendidas¬†na escola de educa√ß√£o infantil constru√≠da¬†no loteamento. ¬†As demais crian√ßas em idade escolar foram matriculadas nas escolas Victor Issler e Ana √ćris. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente construiu uma pra√ßa¬†com quadra esportiva, recanto infantil e equipamentos de gin√°stica. Um grupo de meninas e adolescentes da Vila fez o ajardinamento do Residencial com plantas e flores fornecidas pela Floricultura e Paisagismo De Cristal. O atendimento m√©dico √© prestado por equipes da Estrat√©gia de Sa√ļde da Fam√≠lia Tijuca, da Secretaria Municipal de Sa√ļde. A unidade, situada pr√≥xima ao loteamento (Rua Reverendo Daniel Betts, 321, Bairro Morro Santana) recebeu, desde 2008, uma nova equipe de Sa√ļde da Fam√≠lia com objetivo de continuar o atendimento j√° prestado pelo munic√≠pio para estas fam√≠lias, por√©m agora no novo loteamento.

Vila Dique

118 fam√≠lias da Vila Dique receberam a chave de suas habita√ß√Ķes. At√© o momento, foram reassentadas, no Conjunto Habitacional Porto Novo, as fam√≠lias da Vila Dique, Morada do Sol e remanescentes da Vila Floresta, totalizando 1240 unidades. A quadra E, ainda est√° em fase de reconstru√ß√£o das unidades habitacionais que foram invadidas, estas unidades ir√£o reassentar as √ļltimas fam√≠lias da Dique.

A transferência das famílias da Dique, deve-se às obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho. No projeto de remoção e atendimento às famílias da área de risco da Vila Dique, é desenvolvido o trabalho social com a mobilização e organização da comunidade, cursos de capacitação profissional e oficinas de educação ambiental.