Realizado o sorteio de escolha das casas para famílias da Nazaré
O sorteio da ordem de escolha das unidades habitacionais para onde serão transferidas as famílias da Vila Nazaré foi realizado nesta segunda-feira, 30, das 9h às 17h, na sede do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). A escolha começou pelos cadeirantes, que possuem prioridade. Dienifer Lopes foi a primeira sorteada .Emocionada, ela escolheu a casa de número 11. “Faz mais de dez anos que espero por isso. Agora vou viver melhor. Na Nazaré eu preciso de ajuda para sair e voltar para casa. Agora vou poder fazer por mim mesma”, comemora. São 190 pessoas em situação prioritária para a escolha. Manuel Gonçalves é um deles. “Demorou um pouco mas consegui agora. O lugar lá não é bom, não tem iluminação, quando chove alaga tudo. Agora vai ficar bom”, diz.
O diretor-geral do Demhab, Mário Marchesan, ressaltou a transparência com que todo o processo está sendo realizado. “O planejamento realizado foi fundamental para o trabalho de organização e acompanhamento da nossa equipe. Importante destacar que ninguém está saindo obrigado". A transferência é realizada para as famílias que optaram pela mudança. "Hoje aqui temos a participação dos representantes da Caixa Federal, da Câmara Municipal, da Defensoria, tudo para ser o mais transparente”.
O superintendente de Ação Social e Cooperativismo do Demhab, Emerson Correa, enfatizou a participação da comunidade. “Tivemos momentos bem difíceis para chegarmos a esta etapa de hoje, mas a participação de todos vocês e o empenho para irem a um lugar melhor, com mais dignidade, fez a diferença. Hoje estamos muito alegres em iniciar mais este passo para que cada um de vocês receba a nova moradia”, conclui. A Câmara de Vereadores foi representada pelo líder do governo, vereador Mauro Pinheiro, que também elogiou a parceria da comunidade da Vila Nazaré.
A partir da quarta-feira, 2, as 236 famílias que ocuparão as unidades do Loteamento Senhor do Bom Fim e as 480 dos Irmãos Marista serão divididas em grupos de 25 para escolherem as residências. Após, a Caixa Econômica Federal elabora os contratos e, quando estiverem assinados, é realizado o cronograma das mudanças. Na primeira etapa, finalizada no início de agosto, 128 famílias foram transferidas para o Loteamento Senhor do Bom Fim.
A prefeitura cedeu o terreno e firmou convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção das moradias por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Assim, será possível a continuidade das obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. A administração trabalha para assegurar que, nos dois empreendimentos, as famílias tenham acesso à creche, escola e posto de saúde. Os empreendimentos também terão unidades comerciais, para aqueles que já possuírem estabelecimentos na Vila Nazaré.
Gilmar Martins