Prefeitura inicia roteiro nas 17 regiões do Orçamento Participativo

17/01/2023 15:31
Rodger Timm / PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Ação ocorreu no Campo da Lixa, no Partenon

O Departamento Municipal de Habitação (Demhab), em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, realizou nesta terça-feira, 17, no Campo da Lixa, bairro Partenon, a primeira ação em campo das 17 visitas que irão ocorrer em todas regiões do Orçamento Participativo (OP).

De acordo com o diretor-geral do Demhab, André Machado, o projeto surgiu após o fim das plenárias do OP, quando houve a necessidade de uma inserção maior da prefeitura dentro das comunidades. “Habitação e Defesa Civil precisam caminhar lado a lado, pois as demandas se conversam,” ressalta o diretor. Machado afirma que será feita uma conversa inicial com os moradores para um levantamento geral de cada região.   

A região do Partenon, por ser uma das áreas que mais demandou habitação nas plenárias do OP, foi a escolhida para o pontapé inicial do projeto. Os atendimentos, que duraram aproximadamente duas horas, ocorreram no ônibus da Defesa Civil. Bônus-moradia, aluguel social, processos de regularização e áreas de risco foram os principais questionamentos dos moradores. 

“Nossa ideia é montar 17 estratégias para aprendermos como saber lidar com as emergências. A partir desse diagnóstico, teremos planos eficazes comunitários de proteção,” ressalta o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues Júnior. Já foi alinhada uma visita em algumas áreas de risco do Morro da Cruz, na quinta-feira, 19, com servidores da Defesa Civil, Demhab, representante da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) da região e subprefeitura.

A ação foi acompanhada por representantes da subprefeitura no bairro, representantes do OP na região e lideranças comunitárias. A próxima visita ação será na Região Cristal, na terça-feira, 24.

Cindy Vitali

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes