Prefeitura entrega 64 títulos de propriedade a moradores do bairro Camaquã
Moradores da Vila São Gabriel, no bairro Camaquã, receberam 64 títulos de propriedade na noite desta quinta-feira, 12. Com o ato, realizado na Escola Municipal Aramy Silva, equipes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) finalizaram a primeira fase do programa de Regularização Fundiária (Reurb) na comunidade. Nesta sexta-feira, 13, uma nova entrega de matrículas acontecerá no Loteamento Passo das Pedras I.
Com essa entrega, o número de lotes regularizados desde o início da gestão chega a 3.308. Lideranças da Vila São Gabriel iniciaram o processo de Reurb na comunidade em 2023, por meio do programa ReguLAR, que facilita a quitação de dívidas de mutuários, promovendo a regularização dos apartamentos junto ao município e ao registro de imóveis. As comunidades Vila Nova São Carlos, Guapuruvu, Sarandi, Monte Cristo e Cristiano Kraemer também foram regularizadas pelo programa.
“Estamos cumprindo a determinação do prefeito, que é entregar o título de propriedade às famílias que desejam há anos”, afirma o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado. A entrega da Certidão de Regularização Fundiária (CRF) aos moradores garante que, a partir deste ato, cada um tenha a propriedade do seu imóvel.
Reassentamento – A ocupação da Vila São Gabriel começou em 1948, por meio de reassentamento de famílias que viviam na Vila Piratini, atualmente conhecida como Praça Piratini e Colégio Júlio de Castilhos. Ao longo dos anos, a prefeitura realizou obras de infraestrutura no local. Uma das pioneiras como liderança comunitária na São Gabriel, Diva Zime, relembrou todo o processo para a titulação dos imóveis e agradeceu aos servidores do Demhab.
Lissandra Mendonça